Ao fazer procedimentos estéticos, é comum sempre tirar fotos de antes e depois. No entanto, ao contrário do que alguns pensam, esse é um processo que requer certos cuidados. Assim, confira aqui dicas práticas de como fazê-lo da melhor forma.
O que é fotodocumentação?
Esse é o nome que se dá ao ato de fotografar os pacientes. Dessa forma, seu foco é mostrar de maneira clara os resultados atingidos ao fazer um tratamento de estética em específico. Então, quem trabalha no ramo precisa saber tirar fotos de qualidade.
O material obtido por meio das fotografias, então, também pode ser usado para captar novos clientes. Assim, você consegue abordar melhor aspectos como planejamento, execução e avaliação de um processo, como, por exemplo, eliminar a flacidez.
A grande questão é que muitos profissionais da estética ainda não entendem como fazer a fotodocumentação de forma correta e eficaz. Portanto, a falta de atenção a certos detalhes gera interpretações erradas por parte dos clientes.
Como fazer boas fotos de antes e depois?
Existem diversas dicas importantes para colocar em prática na hora de tirar fotos de antes e depois, como o uso de bons equipamentos. Além disso, você precisa focar em outros tópicos relevantes, como, por exemplo:
- iluminação correta;
- distância;
- cenário adequado;
- enquadramento correto;
- manipulações e edições;
- ferramentas de qualidade.
1- Investir na iluminação é essencial
Não é segredo para ninguém que a luz determina se uma foto será boa ou não. Dessa forma, você precisa controlar a iluminação antes de fazer as imagens.
Ela deve, portanto, ter a mesma intensidade em todas as fotos, tudo para que não se crie alterações indesejadas. Uma outra dica importante é evitar a luz natural. Afinal, controlá-la é quase impossível e só será um trabalho a mais.
Use boas ferramentas de iluminação, como uma ring light, por exemplo. Assim, fazer tudo isso em um mesmo espaço permite que você tenha a mesma intensidade de luz e obtenha fotos melhores.
2- A distância importa
Ao pensar sobre como fazer boas fotos de antes e depois, sempre leve em conta a distância. Então, quaisquer tipos de variações vão mostrar um resultado diferente daquilo que se espera oferecer.
Por isso, uma dica que vale a pena aplicar é fazer uma marcação no chão. Além disso, o uso de um tripé facilitar muito o processo. Dessa forma, perceba como pequenos toques fazem a diferença para um resultado com mais credibilidade.
A questão da distância é importante em qualquer cenário. Assim, não importa o procedimento que se queira mostrar (harmonização, Botox, entre outros). Todos eles vão se beneficiar se você souber tirar fotos de maneira estratégica.
3- Cenários padronizados
Fotos de antes e depois precisam ter cenários iguais. Afinal, caso contrário as pessoas terão a sensação de estarem avaliando procedimentos diferentes. Além disso, elas podem acreditar que sua clínica está manipulando os resultados.
O ideal é usar sempre cores neutras como fundo para as fotos. Dessa forma, evita-se quaisquer distorções e o que se chama de “excesso de informação”.
Ter muitos elementos em um cenário vai fazer seus clientes olharem para tudo, menos para o paciente em questão. Então, escolha um espaço na clínica para criar as imagens. Inclusive, muitos locais investem em um mini estúdio para tornar tudo mais profisisonal.
4- Atenção com o enquadramento
Seus pacientes precisam sempre ficar no centro das imagens. Além disso, ao mostrar o antes e depois, as posições e os ângulos devem ser os mesmos. Assim, fica mais fácil analisar os resultados de cada fase do tratamento.
A dica anterior da marcação no chão também se aplica aqui. Afinal, ela ajuda o paciente que vai ser fotografado a entender a postura que deve seguir. Como isso, suas imagens ficam mais padronizadas e os resultados visíveis.
Fotos que não prezam por um bom enquadramento não passam a sensação de serem profissionais. Dessa forma, isso afeta muito o sucesso do seu marketing.
5- Cuidado com as manipulações
Não esqueça que o objetivo das fotos de antes e depois é mostrar os resultados dos procedimentos de estética. Assim, tudo deve ser feito com base na honestidade, portanto, muita atenção ao manipular imagens.
Deixe os filtros de lado nesse caso. Ainda mais, se for usar aplicativos como o Photoshop, cuidado com os excessos. Isso vai distorcer as fotografias e acredite, seus clientes irão notar de imediato.
Ao invés de investir em muitas técnicas de edição, foque na qualidade visual das suas imagens. Uma alta resolução é capaz de gerar ótimos resultados, tenha certeza disso.
6- Invista em equipamentos de qualidade
A relação entre usar acessórios de qualidade e obter fotos profissionais é direta e proporcional. Então, não deixe de comprar câmeras e outros objetos que vão ressaltar o quão boa a sua clínica é em oferecer aos pacientes o que eles desejam.
Uma dica legal é usar uma câmera digital do tipo D-SLR. Afinal, isso ajuda a configurar de forma manual questões como abertura, exposição e velocidade do obturador. Assim, lembre-se de que esses fatores são bem relevantes na hora de fotografar.
Em último caso opte pelo uso de smartphones. Mas, ainda que muitos tenham câmeras incríveis, nenhum deles chega perto do que um aparelho profissional é capaz de fazer.
Algo que merece ser falado também é sobre o consentimento dos pacientes. Então, para evitar quaisquer problemas, sempre se assegure de que as pessoas estão confortáveis em tirar as fotos.
O foco é dar destaque à sua clínica e não se envolver em questões judiciais. Lembre-se ainda de outros pontos como tirar a maquiagem e colocar uma faixa, caso o foco seja o rosto.
Vale a pena fazer fotos de antes e depois?
Toda clínica de estética que deseja chamar atenção de forma honesta, deve fazer fotos de antes e depois. Assim, com as técnicas certas, fica muito mais fácil atrair pessoas novas para o seu espaço.
Não esqueça de que o impacto visual é sempre muito relevante nesses casos. Portanto, coloque em prática as dicas acima. Por fim, essa é uma ótima estratégia de marketing e que costuma gerar ainda mais lucros para o local.