Excessos das festas de fim de ano: como recuperar o corpo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

O final de ano é sempre marcado pelos excessos das ceias e festas. Nessa época a gente se permite comer algumas coisas mais gordurosas e bebidas alcoólicas.  Porém, a fartura de comidas e bebidas às vezes fazem com que a gente cometa alguns excessos prejudiciais ao nosso bem-estar e saúde e claro, a parte estética também. Como recuperar o corpo depois disso?

De acordo com a maioria dos nutricionistas, os excessos geram uma espécie de “ressaca” de fim de ano. Depois dos exageros, os pacientes procuram as clínicas de estética para correr atrás do prejuízo. O que fazer neste momento?

A má alimentação prejudica o corpo por inteiro, resultando em maior probabilidade de contrair doenças, além de acumular alguns quilinhos a mais.

Em via de regra, uma alimentação equilibrada é um passo indispensável antes, durante e após qualquer procedimento estético. Isso acontece porque o alimento auxilia na preparação do organismo. É extremamente importante que o paciente esteja ciente disso.

Alimentos que prejudicam a saúde da pele

Nossa pele é reflexo dos cuidados que damos ao corpo em geral. Existem alimentos que prejudicam a saúde da pele, pois possuem em sua composição substâncias, que quando consumidas em excesso, prejudicam o funcionamento do organismo, refletindo na pele, como: oleosidades, acnes, celulites, manchas, rugas etc.

No final do ano, a comida tende a ser mais temperada e gordurosa, o bom é que mesmo que optemos por consumir esses alimentos, seja como moderação. O que pode prejudicar a pele, são alimentos como:

Refrigerantes: muito comuns porque são mais fáceis e rápidos de consumir, essa bebida possui açúcar e corantes artificiais em excesso e além de resultar em rugas precoces, o consumo exagerado resulta em menos firmeza e aspecto jovem da pele;

Doces: os doces tradicionais de final de ano estão presentes em todas as ceias, porém é em açúcar o que afeta a saúde do rosto provocando rugas além de acumular gordura nos lugares mais difíceis de tratar como coxas e abdome;

Álcool: os vilões dos eventos de final de ano, bebidas alcoólicas consumidas em excesso provoca a perda de água no organismo, provocando a desidratação da pele, além de inflamação e intoxicação. Além disso, o álcool provoca:

  • Prejudica a absorção de nutrientes;
  • Indisposição para atividades físicas;
  • Provoca inchaços com a retenção de líquido.

Conteúdo que pode ser do seu interesse:
4 principais dicas para ganhar massa magra rápido
Dicas para perder gordura localizada, tratar flacidez e celulite

O que fazer para recuperar  o corpo dessa cliente?

Primeiramente é necessário explicar que a alimentação pode interferir em qualquer resultado decorrente de um tratamento estético. Os tratamentos estéticos, possuem um sucesso muito maior quando aliados a uma dieta balanceada, além de potencializar os resultados, trazem saúde e bem-estar.

Outro ponto essencial é aconselhar a ingestão de água.O corpo é composto de cerca de 75% de água e a quantidade de água precisa ser ingerida de acordo com cada organismo e atividades exercidas. A água auxilia na hidratação da pele e cabelos, tratamento de celulites, controle de calorias, melhora o sistema imunológico e alivia estresse e cansaço.

Depois dessas orientações é necessário entrar com protocolos estéticos que atingem diretamente o problema do paciente. Geralmente, os pacientes estão com pressa e querem resolver seus problemas alcançando resultados efetivos já para aproveitar o verão. Justamente por isso, sua clínica precisa estar preparada para receber esses clientes. A Adoxy possui um material com dicas de protocolos rápidos para recuperação do corpo para o verão. Confira aqui.

Dieta anti-inflamatória: o que é e com o fazer

Alimentos inflamatórios são produtos industrializados e o consumo deles pode desencadear uma inflamação de baixo grau e até mesmo se transformar em crônico, levando a fatores de risco para outras doenças.

Uma dieta anti-inflamatória é uma dieta alimentar com foco no consumo de alimentos antioxidantes para o combate natural dos processos inflamatórios.

Esse tipo de dieta melhora o funcionamento do organismo e alivia alguns processos de inflamação. Como recuperar o corpo com essa dieta?

Ela ajuda a aumentar as defesas do corpo, facilitando a cicatrização e diminuição da formação de radicais livres, retardando o processo de envelhecimento.

Para fazer a dieta é importante escolher alimentos naturais e anti-inflamatórios, como:

  •   Peixes ricos em ômega-3: atum, sardinha, cavala e salmão;
  •   Probióticos: iogurte natural, kombucha ou kefir;
  •   Legumes: brócolis, couve-flor, repolho, espinafre, alface, repolho, cenoura e tomate;
  •   Frutas frescas: laranja, acerola, goiaba, mamão, limão, abacate, coco, tangerina, abacaxi, romã, melancia, cereja, morangos, mirtilos, framboesas e uvas;
  •   orégano, tomilho, coentro, salsa, hortelã ou alecrim;
  •   Temperos naturais: açafrão, canela, curry, alho, cravo, gengibre ou cebola, orégano, tomilho, coentro, salsa, hortelã ou alecrim;

Os alimentos recomendados na dieta anti-inflamatória, devem ser preparados de forma simples, dando preferência aos grelhados, cozidos, assados, crus ou até mesmo feito com vapor.

Para aproveitar o verão, é possível recuperar o corpo de uma paciente após os excessos de fim de ano. Para isso, uma boa alimentação aliada a procedimentos estéticos corretos, são a escolha ideal para conquistar um corpo saudável e bonito.

Quer saber mais sobre esse tema? Acompanhe nosso blog sempre com assuntos que estão em alta no mercado estético.

 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail