Sustentabilidade e estética: é possível conciliar os dois mundos?

Nos últimos anos, tem se observado um crescente interesse pela sustentabilidade na estética.

Esse interesse decorre de uma série de fatores, incluindo a crescente conscientização sobre os impactos ambientais da indústria da beleza, a busca por estilos de vida mais saudáveis e a crescente demanda por produtos e serviços que sejam benéficos para o meio ambiente e para a saúde como um todo.

Isso inclui o uso de ingredientes e embalagens naturais e biodegradáveis, a redução do desperdício e a adoção de processos de produção mais eficientes. Neste artigo, você vai saber como uma clínica de estética pode ser mais sustentável. Boa leitura!

Sustentabilidade na estética: tendências de um mercado consumista

A indústria da estética é uma das mais poluentes do mundo, afinal, há um grande consumo de produtos e objetos que geram resíduos, frutos da utilização de energia, água e outros insumos para a produção de cosméticos e tratamentos estéticos.  

Cerca de 10 mil POPs – Poluentes Orgânicos Persistentes – estão misturados às substâncias e produtos utilizados no dia a dia das clínicas, sendo assim, difíceis de serem degradados na natureza quando descartados de maneira errada. 

Porém, há uma regulamentação sobre o descarte de resíduos contaminantes em clínicas de estética e de saúde no geral, abrindo espaço para um olhar mais cuidadoso com o meio ambiente durante esse processo. 

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – PGRSS

Toda clínica precisa ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço da Saúde (PGRSS), que é um documento que serve para acompanhar o processo de produção e descarte dos resíduos, bem como proteger os profissionais envolvidos no manuseio destes e ajudar a preservar o meio ambiente. 

O PGRSS precisa conter e estar de acordo com:  

  • Assinatura de um responsável conforme Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010;
  • Resoluções CONAMA nº 283/01 e CONAMA nº 358/05;
  • ANVISA  RDC 306/04.

Com esse documento, a clínica terá maior responsabilidade social e ambiental, prevenindo impactos ambientais e estando em consonância com as leis vigentes. 

Como uma clínica de estética pode ser mais sustentável 

Existem muitas práticas que podem ser adotadas no dia a dia da clínica, tornando-a mais sustentável. 

Quando há essa consciência ambiental tanto em quem gerencia o próprio negócio, como também nos colaboradores, ficará mais fácil adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia e a longo prazo. Vamos conferir quais são as práticas que tornam a clínica mais sustentável: 

Consumo de papel e insumos de escritório

Usar menos papel é algo que precisa ser adotado não só pelas clínicas de estética, mas também por todas as empresas. Isso inclui reduzir impressões desnecessárias, aproveitar melhor os papéis, bem como canetas, pastas, grampos e até mesmo espaços.

Escolher melhor os fornecedores 

Toda clínica de estética precisa ter um bom relacionamento com fornecedores e parceiros, escolhendo bem de quem comprar os insumos e produtos. Além disso, é necessário analisar se esses parceiros seguem os protocolos de conscientização ambiental e de não testagem em animais. 

Economia de água 

É necessário verificar se há algum vazamento de água na clínica em pias e vasos sanitários, conscientizando os colaboradores sobre o uso da água no dia a dia. 

Itens descartáveis 

Por questões de saúde e higiene, as luvas, gazes, agulhas, algodão e outros itens de uso pessoal precisam ser descartáveis, utilizando apenas um por pessoa. Porém, deve-se avaliar a necessidade de usar as luvas e objetos descartáveis em cada momento, gerando maior economia.

Além disso, como mencionamos anteriormente, os resíduos precisam ser descartados em lugares específicos para proteger o meio ambiente, bem como evitar a contaminação de materiais perfurocortantes e biológicos em quem vai manusear esse lixo depois. 

Decoração da clínica 

Que tal trazer um toque de sustentabilidade também na decoração? Utilizar materiais recicláveis tais como, móveis, luminárias, bancadas, cadeiras, mesas e demais objetos de uso comum para dar um toque especial nos espaços da clínica, bem como usar lâmpadas de LED (pois economizam muito mais energia) e aproveitar a luz natural no ambiente. 

Equipamentos 

Para utilizar toda a capacidade dos equipamentos, é necessário conhecê-los a fundo, saber como funcionam e onde procurar por manutenção e conserto, caso precise. Assim, evita-se utilizar um aparelho por um tempo maior do que o esperado e assim organiza-se melhor os atendimentos do dia. 

Em um mundo onde a rapidez da evolução tecnológica muitas vezes resulta em produtos obsoletos em curtos períodos de tempo, a busca por sustentabilidade e estética duradoura torna-se imperativa.

A Adoxy é uma uma empresa que redefine o conceito de resultado e funcionalidade, criando equipamentos que não apenas entregam resultados impactantes, mas também resistem ao teste do tempo. Esta visão inovadora transcende a mera estética, incorporando a responsabilidade ambiental ao desenvolver produtos que minimizam o consumo de recursos e reduzem o desperdício.

Ao investir em tecnologias que priorizam a durabilidade e a eficiência, essa empresa não só eleva o padrão da alta tecnologia, mas também estabelece um compromisso tangível com a preservação ambiental.

Em vez de seguir a tendência efêmera do mercado de consumo, ela se destaca ao criar soluções sustentáveis que minimizam o impacto no meio ambiente, contribuindo para um futuro mais equilibrado e consciente. Ao adotar uma abordagem holística que une sustentabilidade e estética, a Adoxy não apenas atende às demandas dos consumidores conscientes, mas também estabelece um novo paradigma para a indústria, respeitando o investimento de seus clientes e mostrando que é possível prosperar sem comprometer o nosso planeta.

Essas são formas seguras e práticas de se adotar medidas sustentáveis no dia a dia da clínica, gerando resultados promissores no futuro e de impacto no meio ambiente, afinal, todos somos responsáveis pelo meio em que vivemos. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Adoxy e fique por dentro de todas as novidades postadas periodicamente. Deseja conhecer os produtos e procedimentos da nossa clínica? Clique aqui para nos contatar, será um prazer atendê-lo (a)!

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail