Nicho de negócio: entenda o que é como escolher o seu
Abrir a própria empresa é o sonho e objetivo de vida de muitas pessoas. De 2020 para cá, 2022, o Brasil viu o número de potenciais empreendedores crescer – como aponta pesquisa feita pela Global Enterpreneuship Monitor (GEM).
Conforme o levantamento da GEM, cerca de 50 milhões de brasileiros têm vontade de iniciar algum modelo de estabelecimento. Porém, muitos não sabem por onde começar e quais os caminhos para concretizar o almejado lugar no universo empreendedor.
Iniciando o próprio negócio? Entenda como definir nicho de negócios e como fazer parte da nova geração de empreendedores. Este artigo vai te auxiliar e ampliar o seu conhecimento sobre o tema.
Então, fique conosco, pegue um café e tenha uma ótima leitura!
Afinal, o que é um nicho de negócio e sua importância?
Antes de formatar o que a sua futura empresa será, é essencial estudar bastante as possibilidades de segmentos e entender qual vai corresponder ao seu foco. Para isto, fazer uma boa pesquisa de mercado pode te ajudar.
Uma pesquisa de mercado serve para detectar os benefícios e vantagens de se atuar em determinado nicho empreendedor, ponderando os pontos fortes e suas fraquezas. Além, claro, de ilustrar com dados e números o quanto será o seu investimento.
Um nicho de negócio, em resumo, é a escolha de qual mercado você deseja ingressar, como, por exemplo, atuar no setor de serviços ou comércio varejista. O mote será sempre definir em que área trabalhar e desenvolver estratégias gestoras eficientes.
Definição de nicho
Outra grande vantagem é que você, seu modelo de negócio, vai poder de destacar da concorrência ao entregar um tipo de serviço mais segmentado. Aliás, quanto mais “nichado” for, melhor para os negócios.
Existem vários ramos de atividade, contudo, como explicamos acima, é fundamental focar a fim de os resultados sejam mais assertivos e, claro, rentáveis. Ao pensar assim, você leva em conta a necessidade do seu futuro público e rede de clientes.
Nichos mais segmentados possuem grandes vantagens, como as que listamos abaixo:
- Conhecer seu público-alvo: saber para quem vender um produto ou serviço é a primeira etapa do processo. Lembre-se que o objetivo é, no final, é fidelizar pessoas.
- Menor concorrência: em um mercado mais específico, sua empresa ganha em visibilidade e atendimento personalizado.
- Investimento dentro da sua realidade: engana-se quem só vê chances de crescimento quando os recursos investidos são altos. Saber como trabalhar o seu material financeiro garante mais segurança e objetividade.
- Retorno a médio prazo: sim, você pode colher os frutos em um período de tempo adequado e de acordo com as suas expectativas.
- Controle de metas: definir prazos e metas favorece o bom andamento dos negócios, como analisar os pontos fortes e fracos a fim de achar soluções.
Invista em qualidade para tornar o seu negócio mais atrativo
O sucesso de um bom estabelecimento dependente diretamente da excelência do seu serviço ou produto. Portanto, ao idealizar o seu projeto, uso procure oferecer algo que realmente faça a diferença na vida do seu público consumidor.
No oceano que é o mercado, destaca-se quem traz soluções e novidades para o público, ainda mais com a grande demanda e necessidades que o mundo contemporâneo pede.
Planejamento na hora de abrir uma empresa
Sem uma boa organização nada dá certo, não é mesmo? Planejar é a base para o sucesso de qualquer projeto empreendedor, ainda mais para quem está apenas no começo e precisa de apoio.
Dentro deste contexto, surgem boas iniciativas que podem te ajudar no momento de escolher qual o melhor plano de negócio e como colocá-lo para rodar e fazer a coisa dar certo!
Uma das mais preparadas e experientes organizações que presta auxílio ao empreendedor iniciante é o SEBRAE (SERVIÇO DE APOIO BRASILEIRO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS).
A entidade tem por compromisso ajudar aos microempresários a viabilizar o tão desejado próprio negócio por meio de consultoria, cursos, eventos e gestão técnica para quem decide montar uma empresa privada.
Em 2021, segundo pesquisa e dados do próprio SEBRAE, cerca de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram o interesse em abrir uma companhia. O levantamento corresponde, em porcentagem, a cerca de 80% de CNPJs abertos no ano passado.
SEBRAE te ajuda a ser um franqueado dependendo do seu nicho
Hoje, ser franqueado de algum grupo empresarial facilita o processo de abertura e sucesso de um negócio. A ideia é usar o nome da marca, no entanto, trabalhar conforme os objetivos e metas do franqueado.
O SEBRAE possui diversos núcleos para atender os interessados em empreender, no qual ela apresenta as melhores soluções e estratégias de mercado de acordo com o foco e nicho da pessoa.
Dependendo do seu segmento, a entidade indica a franquia mais aderente ao seu perfil de negócio e faz a elaboração completa do projeto. Se você está planejando abrir uma empresa, saiba que a instituição pode te auxiliar a dar corpo ao seu grande sonho.
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