Manual da avaliação para depilação a laser e LED

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando o assunto é remoção de pelos, realizar uma avaliação para depilação a laser e LED correta é importante para esclarecer todas as informações ao paciente e se certificar se ele é indicado para o tratamento.

Além disso, a avaliação garante não só a eficácia do procedimento, mas a segurança do paciente, evitando intercorrências durante o processo. 

Alguns pensam que, quando se trata de depilação, o mais importante é fazer uma cotação e passar o valor de cada área, porém, há muito mais por trás disso.  

Como avaliar a pele do paciente para ter melhores resultados na depilação definitiva? Você vai descobrir neste artigo.  

Avaliação correta 

Na avaliação, o especialista deve explicar todo o processo do tratamento, o ciclo dos pelos, produtos que podem ou não ser utilizados e a forma correta da retirada dos pelos durante o processo.  

Da mesma forma, a reavaliação do paciente a cada sessão também é extremamente importante, pois é nesse momento que poderemos observar se o tratamento está tendo resultado, se a parametrização do LED deve ser modificada (por exemplo, caso ele tenha tomado sol, o fototipo pode ter sido alterado) e inclusive se o paciente teve alguma mudança significativa que possa interferir no resultado, como o uso de remédios que estimulam o crescimento dos pelos. 

Além de reavaliá-lo a cada sessão, é fundamental também realizar avaliações diferentes por áreas. Isso porque o mesmo paciente pode ter fototipos diferentes, caso a região-alvo seja mais escura que as demais.  

De acordo com Aline Oliveira, Fisioterapeuta técnica da Adoxy, “ao ter conosco a ficha de avaliação do paciente podemos, a cada sessão, anotar a evolução do tratamento e lembrar sempre dos cuidados que precisamos manter com aquele paciente, sem o risco de esquecimentos”. 

“Não podemos deixar de questioná-lo quanto a sua rotina solar, uso de medicamentos e tratamentos em andamento, a forma com que ele se depila e possíveis doenças que ele possua”, acrescenta. 

Em relação à avaliação do tipo de pele há a necessidade de observar toda a extensão da área a ser tratada, analisando se há manchas, pintas, verrugas ou algum tipo de sinal que possa interferir no tratamento ou causar intercorrências.  

Isso porque a depilação a LED não pode ser realizada em áreas com tatuagem e manchas. 

Os tipos de pele 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a mais famosa classificação dos fototipos cutâneos é a escala Fitzpatrick, criada em 1976 pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick. Ele classificou a pele em fototipos de um a seis, a partir da capacidade de cada pessoa em se bronzear, assim como sua sensibilidade e vermelhidão quando é exposta ao sol.  

  1. Pele branca – sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol; 
  2. Pele branca – sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol; 
  3. Pele morena clara – queima (moderadamente)– bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol; 
  4. Pele morena moderada – queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao Sol; 
  5. Pele morena escura – queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol; 
  6. Pele negra – nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol. 

Para realizar uma boa avaliação de seus pacientes, é extremante necessário conhecer bem todos os tons de pele. 

Depilação definitiva em peles negras

Pessoas com tons de pele mais escuros, muitas vezes encontram obstáculos na realização do procedimento de depilação definitiva, devido à falta de equipamentos adequados e seguros no mercado.  

Isso acontece porque a melanina, presente nos pelos e na pele, é a responsável por levar a energia disparada durante a depilação definitiva até o bulbo capilar, para que ele possa ser danificado e, com isso, diminuir seu fluxo de crescimento.  

A depilação a LED pode ser realizada em peles negras com segurança e eficácia. Porém isso não descarta a necessidade de avaliação e reavaliações. Peles com tons escuros também possuem suas especificidades e precisam de cuidados. 

Mesmo em peles com maior quantidade de melanina, como as negras, o excesso de exposição ao sol também pode interferir nas parametrizações do aparelho entre as sessões. 

Avaliação para depilação a laser e LED: anamnese  

Uma ficha de Anamnese bem estruturada deve cumprir sua finalidade, que nada mais é do que auxiliar no conhecimento do paciente. Para facilitar a rotina da clínica, o ideal é que se utilize a anamnese dirigida, onde as perguntas já estão formuladas. 

É importante ressaltar que as perguntas devem ser claras e objetivas, visando a facilidade de compreensão. 

Tente entender os hábitos do paciente, qual frequência se expõe ao sol, se possui manchas na pele, se faz uso de ácidos, se possui doenças autoimunes ou possui distúrbios dermatológicos.  

É importante também saber sobre o uso de medicamentos, se tem tatuagens ou realiza outros procedimentos estéticos. Tudo isso deve ser ponderado em uma ficha de avaliação.  

Contraindicações da depilação a laser e a LED 

As contraindicações para depilação a laser e LED são as mesmas e se subdividem em dois grupos: 

CONTRAINDICAÇÕES RELATIVAS: 

– Hirsutismo 

– Hipertricose 

– Herpes frequente 

– Uso de medicamentos fotossensíveis 

– Histórico ou uso de Isotretinoína 

– Exposição prolongada ao sol ou bronzeamento artificial 

CONTRAINDICAÇÕES ABSOLUTAS: 

– Herpes ativa 

– Vitiligo 

–  Psoríase 

– Lúpus 

– Epiléticos 

– Feridas expostas 

– Tatuagens e pintas (área) 

– Gestantes 

– Câncer, particularmente câncer de pele 

– Uso de ervas e medicamentos fotossensíveis 

 – Histórico de cicatrizes quelóides 

– Diabetes (insulinodependente) 

– Pele seca e frágil 

– Disfunções hormonais (que são estimuladas pela luz intensa) 

– Uso de anticoagulantes e/ou histórico de coagulopatias 

 Ficou com alguma dúvida? No blog da Adoxy sempre há conteúdos explicativos como este. Nos acompanhe! 

 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail