5 dicas para fazer planejamento de negócios para 2024

Mais um ano se aproxima e, com ele, a necessidade de preparação dos seus negócios. Será que a sua empresa está preparada para os desafios que o mercado de 2024 poderá oferecer? E para a realização das metas que você estabeleceu? Com o que você deve se preocupar e como garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível?

O começo de qualquer atividade de sucesso é o planejamento. Isso pode parecer evidente, mas, a maneira como um empreendedor deve se planejar nem sempre é tão clara para todos. Para te ajudar na gestão do seu negócio rumo ao mercado no ano que vem, separados 5 dicas valiosas para essa finalidade.

Se você quer garantir o crescimento da sua marca nessa virada de ano, não perca a oportunidade de conferir essas orientações. Confira!

Atitudes empreendedoras necessárias para o próximo ano

Na lista abaixo, apresentamos as principais ações a serem realizadas por qualquer empreendedor que deseja obter sucesso no mercado em 2024. São elas:

  • análise de mercado;
  • definição de metas;
  • transformação digital;
  • investimento em tecnologia;
  • criação de um cronograma.

Para compreender de forma mais detalhada essas ações, continue a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, apresentaremos cada uma dessas dicas, explicando a relevância delas e apontando seus benefícios.

Análise de mercado

A melhor forma de começar é analisando as características específicas do seu ramo do mercado. Após algum tempo de atuação nessa área, você pôde perceber qual é o perfil médio dos seus clientes, quais as principais necessidades por eles apresentadas, quais as tendências apontadas pelo setor para os próximos meses, entre outros fatores.

Confira o que seus concorrentes estão oferecendo ao público e garante que sua marca se mantenha competitiva. Fique informado dos serviços e das formas de atendimento que você precisa oferecer para se manter em crescimento nos próximos tempos.

Tudo isso deve ser considerado para a realização de uma análise completa, capaz de contribuir para orientar suas decisões em todas as demais etapas do planejamento de negócios.

Definição de metas

Agora que já observamos os principais desafios e as maiores tendências do ano que virá, resta saber o que você pretende realizar. Onde você quer que a sua empresa chegue? Qual o tipo e o tamanho do crescimento que você pretende obter?

Existem diversos tipos de metas. É possível desejar incluir soluções novas à lista dos serviços oferecidos por sua empresa, adicionar produtos ao seu catálogo, expandir o espaço físico do negócio, ingressar em um novo setor do mercado, etc. São muitas as possibilidades. O ideal é que elas atendem às necessidades quem você vem detectando ao longo do tempo em sua empresa.

Aqui, é desejável buscar um bom equilíbrio, sendo ao mesmo tempo realista e ousado. É necessário estabelecer metas alcançáveis, objetivos práticos que precisam ser realizados por você e sua equipe. Mas, também é importante buscar crescer, ir aonde seu negócio ainda não foi. Sem essa ânsia por superar desafios, sua empresa corre o risco de ser deixada para trás por aquelas que estão investindo em inovação.

Transformação digital

As soluções de marketing e de atendimento ao cliente são cada vez mais pautadas pelos avanços das mídias digitais. Essa tendência vem sendo apresentada há muitos anos e isso não será diferente nessa virada de ano.

É sempre relevante dar a devida atenção às oportunidades oferecidas pelo mundo digital. Mas, falando especificamente da passagem de 2023 para 2024, é possível notar algumas especificidades. É o caso, por exemplo, do notável crescimento no uso das tecnologias de Inteligência Artificial.

Fazer uso desse recurso pode ser muito vantajoso para oferecer aos clientes um atendimento personalizado através de diversos canais. Adotando as transformações digitais mais adequadas ao seu tipo de empresa, você se mantém conectado aos seus clientes, além de obter acesso a todo o público que tem potencial para se interessar por seus produtos ou serviços.

Investimento em tecnologia

Para realizar qualquer trabalho, é preciso obter os recursos necessários, ou seja, a tecnologia que tornará viável a oferta dos produtos ou serviços oferecidos por seu negócio. Isso vale tanto para a aquisição de equipamentos que sua empresa ainda não possui quanto para a substituição de maquinário para a modernização de sua infraestrutura.

No ramo das clínicas estéticas, por exemplo, a aquisição de equipamentos com alta tecnologia é determinante para crescer no mercado. Esse investimento permite que se atenda às necessidades básicas dos seus clientes: qualidade e segurança. É preciso que os contratantes dos seus serviços possam contar com a eficácia das soluções que o seu negócio oferece e com a garantia de que esses procedimentos sejam seguros.

Mas, mais do que oferecer o básico, o investimento em tecnologia visa a inovação. Obter aparelhos com tecnologia de ponta garante que a clínica possa oferecer os serviços que representam as maiores tendências do setor. Assim, você atende às expectativas e necessidades de todos aqueles que buscam os procedimentos mais modernos.

Criação de um cronograma

Tempo. Esse é um fator decisivo e que não pode ser desconsiderado. O ano de 2024 se aproxima e, para que a sua empresa esteja preparada para as metas e investimentos que você estabeleceu, é necessário saber quando cada etapa desse projeto deverá ser realizada.

Isso, é claro, não se trata de realizar tudo de forma corrida, precipitada. Note que nem todos os planos precisam ser realizados antes do início do ano. Entretanto, há medidas que precisam ser tomadas com maior prioridade. Diferenciar essas necessidades é uma das funções do cronograma. Ao elaborar sua agenda de negócios, você deverá estabelecer uma ordem, uma sequência para o início de cada atividade.

Ao elaborar o cronograma, você poderá determinar também quais ações podem ser realizadas de maneira simultânea, quais etapas precisam aguardar a finalização de outras atividades, entre outras possibilidades. Enfim, trata-se da gestão do tempo.

Conclusão

Você pôde conferir, neste artigo, as atividades que não podem faltar no seu planejamento de negócios para 2024. Aqui, foi possível observar as maiores necessidades de preparação de uma empresa para a chegada de um novo ano, sem deixar de observar os desafios específicos do mercado pós-2023.

Através de nossas dicas, gestores de clínicas e outros tipos de empresas puderam organizar melhor suas expectativas e necessidades para o próximo ano. Seguindo essas orientações, sua marca certamente estará muito bem amparada para se destacar e crescer nos tempos que virão.

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1 comentário

  1. O conteúdo da material é útil através dos cinco intens sugeridos podemos desenvolver um bom plano de actividades

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