Tudo o que você precisa saber antes de investir em fotodepilação!

Você acha que sabe tudo sobre fotodepilação? Nesse post você vai descobrir tudo o que você precisa saber antes de investir em fotodepilação!
Quem nunca ouviu a história de uma cliente que colocou uma saia ou um short e bem na hora de sair de casa esqueceu que não estava com a depilação em dia e voltou correndo para trocar de roupa?

Isso acontece porque a depilação pode ser um assunto muito chato, principalmente quando falamos em métodos convencionais, como a depilação a cera, que precisa ser realizada com frequência e é bastante dolorida. Ou até mesmo a lâmina de barbear que deixa a pele com aquele aspecto bem ruim. 

Com o passar do tempo foram surgindo algumas tecnologias para o que é comumente chamada de “depilação definitiva” e tanto homens quanto mulheres estão aderindo a essas modalidades por conta da praticidade de estar sempre com a pele lisinha.

Você já deve ter percebido a quantidade de clínicas de depilação que abriram nesses últimos anos. O que você pode não saber é que existem diversas tecnologias que realizam esse tratamento.

Pode ficar tranquilo, hoje vamos contar para você como a “depilação definitiva” funciona. 

Como funciona a fotodepilação? 

Como o nome já diz, a fotodepilação é um processo realizado através de luz:

Foto (luz) + depilação

A luz é uma fonte de energia, e é essa energia que é disparada pelo equipamento utilizado. Para chegar até a raiz do pelo, é preciso que haja melanina, dessa forma ela consegue transportar essa energia de forma com que ela consiga afetar a nutrição do bulbo capilar. Ou seja, é preciso que exista melanina para que a energia chegue até o local correto. 

É preciso entender que o conceito chave da fotodepilação é danificar a estrutura de nutrição do pelo. Não tem nada a ver com a temperatura, por exemplo.

É comum ouvir alguns comentários que confundem mais do que ajudam, como por exemplo:

 “É preciso destruir o pelo já na sessão para que faça efeito”

Essa afirmação não está correta, e vamos explicar o porquê:

Em hipótese alguma podemos destruir o pelo durante a aplicação. Como falamos acima, o condutor da energia é a melanina, quando destruímos o pelo, destruímos também a melanina existente, ou seja, a energia não consegue chegar na raiz do pelo e o tratamento não é efetuado

Uma curiosidade sobre fotodepilação!

O termo correto para esse tratamento é Fotoepilação.

Você deve estar se perguntando: ué, mas não está falando uma letra “d”? O correto não seria FotoDepilação?

Não porque são duas coisas diferentes. A depilação é quando diminuímos o tamanho do pelo, ou seja, quando raspamos o nosso pelo com uma lâmina de barbear estamos diminuindo o seu tamanho. 

Já a Epilação, é quando diminuímos o ciclo de crescimento do pelo.

Quais são as tecnologias de fotodepilação disponíveis no mercado?

Um fato amplamente conhecido é que o mercado de estética é um dos que mais crescem no mundo, e o Brasil ocupa a 2ª colocação quando o assunto é consumo nesse segmento.

Com isso, surgem diversas tecnologias, principalmente de fotodepilação. Você sabe qual deve escolher para ter o melhor desempenho e oferecer os melhores resultados para os seus pacientes?

Calma, vamos te ajudar com isso!

Laser ND YAG

O Laser ND YAG é um equipamento que emite pulsos de alta energia em breve espaços de tempo, seu comprimento de onda é de 1064 nm, ou seja, é um laser infravermelho.

Esse equipamento possui algumas indicações além da fotodepilação, porém para a fotodepilação pode não ser tão eficaz, pois apresenta baixa afinidade com a melanina, e como vimos no início do texto, a melanina é um condutor para que a energia disparada pelo equipamento chegue até o bulbo capilar afetando o seu ciclo de crescimento.

Um outro ponto a ser observado é o comprimento de onda, quanto maior for esse número menor é a frequência, consequentemente mais profundo penetrará na pele do paciente e quando atingimos camadas mais profundas geramos mais desconforto e dor durante a aplicação.

Laser Alexandrite

O Laser Alexandrite é um dos equipamentos mais comuns no mercado da fotodepilação. Com um comprimento de onda de 755 nm ele é capaz de eliminar pelos superficiais e finos.

Apesar de bastante comum no mercado não é indicado para os fototipos mais altos nem para pacientes com pele sensível, pois pode causar grande desconforto.

Laser de Diodo

O Laser de Diodo possui um comprimento de onda entre 750 nm e 810 nm, depende do modelo, também é bastante comum no mercado de fotodepilação.

É indicado para todos os fototipos e sua ponteira é resfriada, apesar disso ainda causa desconforto em peles mais sensíveis e até mesmo em fototipos mais altos.

Laser Triwave

O Laser Triwave é chamado assim porque possui três comprimentos de onda, 1064 nm, 755 nm e 810 nm. Esse tipo de equipamento possui um filtro de comprimento de onda que permite ao profissional selecionar o mais indicado para o seu paciente.

O laser triwave possui três cristais diferentes, cada um para cada comprimento de onda.

Vale lembrar que existem artigos científicos que demonstram que os comprimentos de ondas entre 755 nm a 810 nm são mais efetivos para depilação.

Também é importante ressaltar que quando a finalidade é a fotodepilação, quanto maior o comprimento de onda, maior o incômodo causado para o paciente, como vimos anteriormente no texto.  O comprimento de onda de 1064nm é mais invasivo e destinado a pequenos procedimentos vasculares, pois tem afinidade para outro cromóforo que é hemoglobina.

Conheça a primeira depilação a LED do BRASIL! 

O Holonyak é a primeira plataforma de depilação a LED no Brasil, mas antes de conversarmos sobre a tecnologia propriamente dita, queremos propor uma reflexão importante.

Quando você pensa em LED no geral, o que vem a sua mente? Apostamos que você já trocou todas as lâmpadas incandescentes da sua casa ou até mesmo da sua empresa por lâmpadas de LED e pode perceber uma grande economia, além de ser mais confortável, pois é um fonte de luz fria, então esquenta menos os ambientes.

É preciso entender isso para compreender o conceito da depilação a LED, que nada mais é do que as vantagens do LED aplicadas à rotina clínica do mercado de fotodepilação.

O Holonyak possui um comprimento de onda entre 750 nm a 810 nm, esse número coincide com a indicação clínica da maioria dos pacientes para fotodepilação com pelos de coloração média a escura.

Conforto e Segurança:

Por se tratar de uma fonte de luz fria e possuir um poder de resfriamento no spot de até -15ºC, maior que qualquer equipamento a laser, o tratamento de fotodepilação com tecnologia a LED é indicado para todos os fototipos, incluindo pacientes mais sensíveis. O Spot se mantém resfriado durante todo o tratamento, gerando conforto e segurança para todos os pacientes, além do profissional aplicador.

Durabilidade:

O LED tem por sua concepção ser infinitamente mais durável que outras fontes de luz. Não é diferente no Holonyak, que pode ter uma durabilidade 3 vezes superior a qualquer equipamento laser, chegando a mais de 100.000.000 de disparos com mínima atenuação de potência. Requerendo menos calibrações e manutenções durante sua vida útil.

A evolução do mercado da fotodepilação chegou, deixando o laser para trás. Conheça mais sobre o Holonyak.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail