Marketing e vendas: veja como aplicar estratégias em sua clínica

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Marketing e vendas

Você sabia que alinhar estratégias de marketing e vendas pode te ajudar a obter mais resultados na sua clínica de estética?

Um dos principais desejos de todo empreendedor desse mercado é se destacar e atrair mais clientes. A tarefa se torna um desafio quando nos deparamos com um setor que cresce significativamente ao longo dos anos.

O crescimento da estética traz para a área mais visibilidade, o que resulta em um aumento no número de concorrentes. Diante disso, como podemos nos destacar?

A nossa sorte é que existe uma fórmula poderosa para ajudar nesse cenário: alinhar o marketing às vendas.

Neste artigo vamos falar sobre como essa ferramenta pode te ajudar e também como começar a usá-la em sua clínica de estética. Confira!

Por que investir em marketing e vendas?

Embora o marketing e vendas sejam soluções importantes para qualquer negócio, eles ainda fazem parte dos assuntos que mais geram dúvidas entre os empreendedores. A falta de conhecimento sobre o tema muitas vezes resulta em clínicas com dificuldades em vender pacotes e que, às vezes, não conseguem um faturamento esperado após um grande investimento.

Você com certeza já ouviu aquela máxima que diz que “quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo? O marketing possui relação direta com essa frase, pois através dele uma marca consegue adquirir visibilidade para vender mais tratamentos e ainda fortalecer a sua imagem.

O vice-presidente da Adoxy e mentor de cursos que visam auxiliar empreendedores do setor da estética, Thiago Gonzalez, destaca que para obter sucesso nas vendas é preciso, além de conhecimento, se atentar para oferecer uma experiência que possa atender todas as necessidades do cliente.

“O bom profissional de venda não se preocupa só em vender para o cliente. Ele se preocupa em atender essa pessoa em todas as suas necessidades. Indo um pouco mais longe, profissionais de vendas muito bem treinados conseguem extrair do cliente necessidades que nem ele próprio sabia que tinha. Isso se deve ao fato de que esse profissional tem amplo conhecimento sobre seus produtos, seu mercado, sobre os produtos e os serviços concorrentes, além de conhecimento do comportamento do consumidor, e isso o coloca em ampla vantagem frente à concorrência”, explica Gonzalez.

Apostar em marketing e vendas pode trazer conhecimentos e noções que antes não eram notadas e que ajudam a enxergar o mercado de forma diferenciada. “Se você se tornar autoridade no seu setor vai vender muito mais, para muito mais pessoas, por muito mais tempo e conquistar muito mais do que clientes. Vai fazer amigos. Essa é a essência das vendas”, completa.

Mas afinal, como se tornar uma autoridade no assunto e aplicar estratégias de marketing e vendas na estética? Confira algumas dicas a seguir!

Tenha uma estratégia de marketing atrelada a metas

Um dos primeiros passos para alavancar o número de vendas é entender como captar possíveis clientes para a sua clínica. Embora pareça algo simples, para alcançar maiores resultados é preciso implementar uma estratégia ampla atrelada a um plano de metas.

Essa estratégia de marketing envolve muitos elementos, como o tráfego pago, que deve ter objetivos claros. Ou seja, muito mais do que só “impulsionar”, ele deve fazer parte de um planejamento estratégico mais amplo, que possui de forma muito clara qual ação você quer que o cliente tome, como conhecer a marca, engajar nos seus posts ou a conversão de fato, que é o fechamento do negócio com você.

Outra dica importante é criar uma base de e-mails e contatos para o seu negócio, que envolva clientes em potencial e também pessoas que já compraram de você. Assim, você consegue construir um relacionamento e implementar outras ações de marketing, como descontos em aniversário ou ofertas de pacotes após alguns meses do último tratamento dele. Afinal, vender para um cliente que já conhece o seu trabalho é muito mais fácil.

Além disso, é importante estar ativo nas redes sociais, ferramentas potentes para trazer mais visibilidade a uma marca. Lá, você pode interagir com esses visitantes, divulgar novidades da clínica e, a partir disso, transformar os seguidores em clientes e consumidores do seu negócio.

Apostar nessas estratégias atreladas a métricas e metas é fundamental para trazer mais alcance para sua clínica.

Aposte em uma estratégia de vendas

Assim como estabelecer metas, para alcançar melhores resultados é importante ter o apoio de uma equipe de vendas preparada para realizar um atendimento personalizado. Para isso, é necessário que essa equipe esteja em treinamento constante e também a par das novidades do setor.

Dessa forma, é possível passar todos os conhecimentos, esclarecer qualquer questão que possa surgir nos novos clientes e oferecer serviços que sanam as necessidades de cada um, aumentando assim as chances de fechar o negócio.

Invista em produção de conteúdo

Uma boa produção de conteúdo pode ser uma ferramenta para atrair a atenção de novos clientes. Esse tipo de ação se baseia na criação de diferentes materiais, como vídeos, imagens e textos, que visam trazer informações relevantes para o seu público.

Veja também
Como anda seu fluxo de caixa?
Veja como aumentar o seu score!
4 dicas para fazer um atendimento personalizado na sua clínica

A partir dessa estratégia pode-se gerar materiais informativos para o público, o que também auxilia na construção da reputação de uma empresa.

Muitas vezes, o cliente consegue sanar dúvidas e curiosidades que tinha sobre o assunto e passa a identificar a sua clínica como responsável por fornecer mais conhecimento.

Ou seja, a partir de uma boa produção de conteúdo, a empresa passa a ser vista como referência e autoridade. E como já citamos anteriormente, segundo Thiago Gonzalez, “se você se tornar autoridade no seu setor, vende muito mais, para muito mais pessoas.”

Quer conferir outras dicas para que a sua clínica se destaque? Veja outros conteúdos como este no nosso blog!

LEIA MAIS

Participe da discussão

6 comentários

  1. Adorei as dicas!!! já tenho algumas implantada na minha clínica.

  2. Meus agradecimentos a Adoxy!!! Depois que o hybrius chegou a minha clínica, minha agenda estar sempre cheia!!! 😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail