Vantagens e desvantagens em ter um consultório próprio
Uma das grandes conquistas de um profissional da área da saúde é ter o seu consultório próprio, afinal, esse é o momento de colocar todo o conhecimento em prática com os seus pacientes.
Mas, antes de comprar os equipamentos e colocar o plano em prática, é necessário analisar os prós e contras desse grande passo na vida profissional. Acompanhe mais detalhes a seguir: boa leitura!
As vantagens de ter o próprio consultório
Há duas formas de um profissional abrir o próprio consultório profissional: de forma individual ou em sociedade.
Abrir um consultório de forma individual
A primeira diz respeito a abrir um consultório sozinho (a), onde o (a) profissional gerencia o negócio e ainda atende os pacientes.
Apesar da vantagem de fazer os seus horários, da tomada de decisões mais rápidas e maior margem de lucro, um dos pontos negativos é a sobrecarga de trabalho e a possível dificuldade para gerenciar os custos e as despesas do negócio.
Montar um consultório em sociedade
Dividir o consultório com uma outra pessoa é benéfico, porém, é preciso que os dois profissionais façam uma boa gestão das finanças, atendimento aos pacientes e lucros para que não haja conflitos e problemas nesse sentido.
No mais, as principais vantagens de se ter um consultório em sociedade são:
- Distribuição das despesas e custos (custos com locação de imóvel)
- Lucros divididos em duas partes, porém, há maior possibilidade de ganhos
- Administração do consultório sob direção de dois profissionais, onde as decisões não pesam para ninguém
- Na contratação de outros profissionais para integrarem o quadro de funcionários (secretárias, radiologistas, enfermeiros)
- Fazer um caixa da empresa, onde serão listados os lucros e saídas de dinheiro para pagamento de contas e despesas
Para criar um consultório em sociedade, é necessário realizar um contrato específico onde constam as responsabilidades e direitos de cada parte, para garantir que as cláusulas sejam cumpridas.
No caso de uma sociedade apenas para divisão do espaço alugado, ou seja, os profissionais se uniram em um imóvel para dividir o aluguel e despesas do lugar, trata-se então de uma parceria comercial imobiliária.
É importante deixar isso claro, para que você decida qual a melhor forma de atuar e gerenciar um consultório na área da saúde.
Desvantagens
Há desvantagens em todas as formas de se criar algo do zero, seja em sociedade ou não. A questão é analisar cada possibilidade e escolher a que mais se encaixa com a sua realidade.
Uma das desvantagens de se criar o consultório em sociedade são:
- Aos riscos, já que uma outra pessoa no negócio significa trocar ideias e muitas vezes discordar de opiniões
- Nas decisões, que não podem partir de uma única pessoa
- Caso uma das partes não tenha o conhecimento para administrar, isso pode ser um peso para a outra parte ter que lidar com tudo
- Dificuldades em gerenciar as finanças em sociedade, sem mapear o lucro que entra e as saídas de dinheiro.
Já as desvantagens de se ter um consultório por conta própria também podem ser mapeados:
- Por estar iniciando do zero, é normal que o profissional ainda não consiga administrar todas as responsabilidades de uma vez
- Enfrentar dificuldades para administrar as finanças do negócio
- Gerir e atender os pacientes são atividades que sobrecarregam muito em pouco tempo, por isso é necessário se organizar
- Ao alugar uma sala ou espaço para ser a clínica ou consultório, é preciso manter o compromisso dos custos fixos: água, luz, internet, aluguel, condomínio (se for o caso), etc.
Benefícios esperados
Ao entender as vantagens e desvantagens de cada modelo de criação de um consultório, fica mais fácil escolher qual deles faz sentido para você. O que se espera é que o empreendimento funcione bem, se autossustente e seja lucrativo a longo prazo.
Sabemos que no início, é preciso que os profissionais se esforcem para divulgar o negócio na mídia e assim ganhar mais clientes a cada dia.
Como alcançar mais clientes para o seu consultório
E para garantir que o seu empreendimento seja um sucesso, é possível criar medidas que acelerem esse resultado:
- Criar um plano para divulgar o negócio na internet através de sites e das redes sociais
- Pensar na identidade visual da marca, algo que transmita os valores do seu negócio
- Deixar claro quais são os serviços oferecidos no consultório
- Lançar mão de um sistema que gerencie contas a pagar, consultas a receber e lucro
- Gerenciar a marcação de consultas e retornos dos pacientes
No mais, com muita paciência e persistência, é possível divulgar o seu consultório (seja de maneira individual ou em sociedade) em diversos meios digitais, atentando-se para a linguagem de divulgação adequada em cada rede social ou site.
Agora é hora de analisar todos os pontos citados aqui e decidir o que for melhor para você a longo prazo. Lembre-se que com planejamento é possível atingir os objetivos e ter muito sucesso no mercado.
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