Refrigerante causa celulite? Aprenda a preveni-la!
Não é surpresa que má alimentação é uma das causas da celulite, um problema bastante comum entre mulheres. Com a alimentação errada, você pode manifestar os temidos furinhos ou ter a pele com aspecto de “casca de laranja” . No entanto, dentre os alimentos, será que o refrigerante causa celulite?
Sim, um dos itens mais consumidos pelo brasileiro, estando no top 5 do ranking, na frente de carnes, frutas e verduras. Muitos não conseguem viver sem, o que pode ser nocivo para saúde.
Mas de fato o refrigerante causa celulite? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre os alimentos que ocasionam esse problema.
Refrigerante causa celulite?
Sim! Embora não seja a única causa, o refrigerante pode sim contribuir para o aparecimento de celulite, estrias e até problemas mais graves, como diabetes. Isso se dá devido ao excesso de açúcar, que também aumenta o risco do acúmulo de gordura no corpo.
Além disso, o refrigerante apresenta sódio. Com seu excesso, o sódio contribui para a retenção de líquidos.
Refrigerante é a única causa da celulite?
Ser um consumidor de refrigerante não fará a celulite aparecer sozinha. Contudo, ele contribui quando combinado com diversos outros fatores:
- Predisposição à celulite;
- Sobrepeso ou obesidade;
- Hormônios;
- Alimentação pobre;
- Falta de hidratação.
Com isso, a sua preocupação não deve ser apenas o consumo excessivo de açúcar e sódio pelo refrigerante. Na verdade, você deve se preocupar com uma alimentação desbalanceada e pobre.
Como se forma a celulite?
“A celulite pode aparecer por causa do excesso de consumo de açúcar, presente em várias bebidas além dos refrigerantes comuns.”
A celulite se trata de uma alteração da pele causada pelo acúmulo de gordura, edema e toxinas nas células. Com isso, elas ficam cheias e endurecidas – daí surgem os “furinhos de casca de laranja” nas pernas.
Essa alteração ocorre no tecido gorduroso sob a pele, o que leva ao consequente aumento do tecido fibroso. Não é uma condição grave de saúde, mas é algo que gera desconforto pela alteração na aparência.
O que mais pode causar celulite?
O que causa celulite, além da alimentação, são fatores internos, como alterações hormonais, uso de anticoncepcional e outras questões do organismo. No entanto, também existem fatores externos, como:
- Consumo excessivo de álcool;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Desidratação;
- Estresse;
- Poluição;
- Alimentos que causam celulite (doces, gorduras, bebidas com gás, cafeína, sódio, carboidratos refinados);
- Entre outras.
Onde ocorre a celulite?
O tal aspecto de “casca de laranja” ocorre geralmente na região dos glúteos e coxas, mas pode surgir em outras partes do corpo. Com isso, pode lhe causar baixa autoestima, devido à visibilidade do problema.
Além do aspecto, há outros sintomas como:
- Parte do corpo mais fria que o normal;
- Endurecimento da pele, com maior dor e sensibilidade.
Como a celulite costuma surgir na pele?
A celulite pode aparecer com aspectos diferentes, sendo eles:
Celulite flácida
Costuma ocorrer em pessoas com idade acima de 35 anos ou que perderam peso muito rápido. Além delas, pessoas sedentárias também apresentam flacidez muscular.
Celulite compacta ou fibrosa (fibrótica)
Apresenta um aspecto mais rígido, com mais fibras visíveis, e mantém o contorno corporal e a anatomia estética. Ocorre alteração de temperatura e dor ao toque.
Celulite edematosa
É a mais feia das celulites, com mais furinhos e depressões. A pele tem um aspecto mais estranho e há muita dor ao toque. Apesar da aparência, é a mais fácil de ser tratada, pois é apenas um problema de tecido congestionado com muita água.
Celulite mista
Por fim, a celulite mista traz características de diferentes celulites: flácida com edematosa ou compacta com edematosa.
Como diminuir a celulite: é possível em 4 dicas
Há diferentes tratamentos para celulite, mas você deve começar, antes de tudo, prevenindo que ela ocorra. Para isso, conte com uma dieta balanceada, prática de atividades físicas e consumo de 2 litros de água por dia.
E como diminuir a celulite? É também simples!
1. Adapte seu cardápio para alimentos desintoxicantes e diuréticos
No seu cardápio, introduza alimentos desintoxicantes e diuréticos, ou seja, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos e toxinas. Eles são:
- Espinafre;
- Tomate;
- Maçã;
- Laranja;
- Alho;
- Pepino;
- Kiwi;
- Etc.
2. Pratique exercício
Com a orientação de um treinador ou professor de academia, faça exercícios aeróbicos como caminhada, corrida ou andar de bicicleta. Isso aumenta o gasto calórico e reduz a gordura acumulada.
Além disso, pode praticar exercícios localizados nas pernas e no bumbum.
3. Realize a drenagem linfática
A drenagem linfática ajuda a eliminar o excesso de líquidos dentro do corpo, o que reduz de maneira visível a celulite. Pode ser feita manualmente ou com aparelho.
4. Tratamentos estéticos
Conte com tratamentos estéticos que comprovadamente eliminam a gordura localizada nas pernas e bumbum, como:
- Terapia Híbrida (Hybrius)
- Andrus Criofrequência
Essas técnicas utilizam a tecnologia de radiofrequência, que maleabiliza o tecido e desfaz as traves fibróticas. Além disso, o tratamento facilita a drenagem de linfa e de sangue, aumentando o metabolismo local. Desta forma, há uma melhora no aspecto da celulite.
Conclusão
Agora que você já sabe que refrigerante causa celulite, sobretudo quando combinado a outros fatores, não esqueça de buscar hábitos mais saudáveis para a sua rotina diária.
Ainda têm dúvidas? Fala com a Adoxy pelo instagram!
LEIA MAIS
MATERIAIS RICOS
ÚLTIMOS POSTS
MAIS LIDOS
Receba todas as novidades da Adoxy no seu e-mail
© Adoxy 2024. Política de Privacidade | Termos de Uso do Site | Mapa do Site