5 Princípios Psicológicos para Vender Mais

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Como vender mais utilizando princípios psicológicos? Aumentar as vendas é a intenção de muitas pessoas, principalmente devido ao aumento da competição e necessidade de se afirmar no mercado. Utilizando os princípios psicológicos certos para cada ocasião, é possível aumentar o poder de persuasão e gerar mais ação por parte do público, atingindo o objetivo de vender. Conheça princípios psicológicos para vender mais.

No livro Influence: The Psychology Of Persuasion de Robert Cialdini é possível conhecer de forma mais detalhada esses princípios psicológicos que são tão importantes para persuadir e gerar vendas. Nesse artigo, daremos enfoque a 5 princípios, os que consideramos mais eficazes. Então, se você deseja conhecer os outros, vale a pena dar uma olhadinha no livro.

No texto a seguir, você vai conhecer alguns princípios da psicologia que certamente darão uma guinada em suas vendas e mostrarão a importância da persuasão para qualquer negócio.

Para saber mais, continue lendo!

Princípios psicológicos que você deve conhecer para aumentar as vendas

1. Validação social

Todo mundo quer comprar coisas que já foram compradas antes, ou utilizar serviços certificados, certo? Sendo assim, esse princípio da validação social se baseia em buscar alguém, uma pessoa de referência, para atestar o valor do serviço ofertado pela sua empresa.

Dessa forma, ao abrir uma clínica de estética, por exemplo, que ainda não tem muitos clientes, é fundamental procurar alguma figura de autoridade para validar esse serviço. Assim, os clientes em potencial acreditarão que seu serviço é bom e devem procurar utilizá-lo.

No entanto, é importante dizer que utilizar esse princípio não significa mentir sobre a realidade de seu negócio. Ao procurar alguém para certificar sua competência, é preciso que isso seja feito da forma mais honesta possível, pois a intenção não é que o cliente se sinta persuadido, busque o serviço e acabe frustrado.

Peça para que suas clientes gravem depoimentos em vídeos, sabe aquelas mensagens que elas mandam também, através das redes sociais, falando que estão maravilhadas porque já começam a ver os efeitos dos tratamentos? Então, esses depoimentos valem ouro também.

2. Autoridade

Mostrar autoridade é fundamental para aumentar as vendas, considerando que os clientes estão sempre em busca do melhor. Sendo assim, é importante que você se posicione como uma autoridade, fale sobre os tratamentos que realiza, explique em vídeos, fale sobre indicações e contra-indicações. Peçam aos seus seguidores que mandem dúvidas e responda-as através de vídeos também. Assim quando a pessoa decidir, por fim, realizar o procedimento, vai lembrar de todas as suas dicas e com certeza vai te procurar.

3. Reciprocidade

Muitas empresas de serviços utilizam essa estratégia, que realmente é extremamente persuasiva. O gatilho da reciprocidade convida o cliente a realizar uma ação em prol de receber um benefício.

Nesse sentido, uma clínica estética pode, por exemplo, oferecer a avaliação do paciente de forma gratuita, ou até mesmo uma sessão grátis de algum serviço, e em troca, o cliente compra um pacote completo. 

Lembra daquelas vezes que foi ao mercado e tinha um local para degustação de algum produto, e você ficou tão encantada que precisou comprar? É o que acontece com a reciprocidade, você oferece alguma coisa para o seu paciente e ele fica tão maravilhado que precisa realizar o tratamento completo.

Ao usar esse gatilho é muito importante escolher um excelente produto ou serviço e de preferência que dê resultados impactantes desde a primeira sessão.

Assim, a pessoa faz essa sessão grátis e acaba comprando o pacote todo, considerando que o serviço dá bons resultados.

4. Escassez

Você já deve ter visto alguma promoção do tipo “Corra! Temos apenas mais algumas unidades!”. Esse é o princípio da escassez, que leva o cliente a acreditar que ele não tem muito tempo para realizar uma ação, o que é a única pessoa que ainda não utilizou tal serviço.

Considerando isso, é uma estratégia muito eficaz pois gera resultados muito rápidos, afinal, ninguém gosta de perder oportunidades maravilhosas.

Já pensou em fazer uma promoção apenas nos stories da sua clínica que dure apenas 24h?

Tome cuidado com alguns aspectos, por exemplo, se você realiza uma promoção por semana seus clientes nunca vão levar em consideração o seu gatilho da escassez, pois sabem que você vai fazer outra promoção na próxima semana. Além disso, quando você precisar cobrar o valor real do seu produto ou serviço, os clientes não vão comprar.

Fique atento também, se a promoção dura apenas 24h faça com que isso seja regra, passado as 24h encerre a promoção e avise aos seus clientes que fiquem atentos para as próximas, assim eles vão acreditar quando você disser que a promoção é por tempo limitado.

5. Afeição

O princípio da afeição está relacionado a gerar empatia no cliente. Assim, ele se liga emocionalmente com a empresa e tem mais chances de adquirir um produto ou utilizar um serviço devido à causa pela qual ele é ofertado.

Dessa forma, criar essa relação de afeição é muito poderoso, considerando que as pessoas desejam comprar aquilo que se parece com elas ou que gera benefícios a pessoas que estão na mesma situação.

Agora, mais importante que os princípios psicológicos é oferecer protocolos que entreguem resultados e impactantes e reais para o seu cliente, atrás de cada cliente existe uma expectativa a ser alcançada, e quando o resultado entregue não consegue atingir o que o cliente esperava, fica muito difícil reconquistá-lo.

Por isso, invista em tecnologias com resultados cientificamente comprovados e capazes de entregar resultados impactantes a partir da primeira sessão. Conheça as nossas plataformas.

Nesse artigo você pôde compreender melhor o efeito de alguns princípios psicológicos utilizados para aumentar as vendas de algum produto ou serviço. Esses gatilhos são utilizados há muito tempo e até hoje trazem excelentes resultados.

Até a próxima!

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