Aprenda como gerir o estoque da sua clínica

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Existem diversos fatores que influenciam no sucesso do seu negócio ao administrar uma clínica de estética. Qualquer atividade que seja mal executada na gestão da empresa compromete o seu atendimento e, consequentemente, afeta a saúde financeira. Como o início de ano é marcado pela renovação de consumíveis, é de suma importância entender como gerir o estoque.

Para aprimorar a gestão da sua clínica, não se deve ignorar os cuidados que o estoque exige. Existem alguns pontos que precisam de atenção e que farão a grande diferença nos resultados (principalmente do faturamento). Neste artigo, iremos abordar alguns deles.

Como comprar na medida certa?

Essa é uma dúvida muito comum. O primeiro passo é saber o que é considerado a “medida certa” conhecendo as demandas do seu espaço. Para isso, é recomendado que seja realizada uma revisão dos produtos e a duração de cada um deles, levando sempre em consideração a rotina de atendimento.

De acordo com Camila de Paula, Consultora de Tecnologia da Adoxy, é preciso analisar a projeção de agenda, verificar quantos pacientes a clínica possui diariamente e avaliar quais tratamentos e os consumíveis que serão utilizados nas sessões. “Por exemplo, se for realizar criolipólise em 4 regiões do paciente, serão necessárias 4 mantas anticongelantes e isso deverá ser multiplicado pelo número de atendimentos”, explica.

Desta forma, é necessário considerar esses pontos para se ter uma estimativa básica do que se deve comprar e a quantidade adequada para atender as demandas.

Os produtos mais utilizados no dia a dia de uma clínica de estética, geralmente são:

Manta Anticongelante;

– Gel de ultrassom;

– Luvas descartáveis;

– Lençóis descartáveis;

– Placas dispersivas;

– Papel toalha, entre outros.

Gestão eficiente de estoque impacta nas finanças da clínica

Tenha sempre em mente que uma gestão feita da forma apropriada irá impactar positivamente na saúde financeira do seu negócio.

Com relação a gerir o estoque, caso trabalhe apenas com o mínimo, pode correr o risco de perder novos atendimentos que estão fora da agenda, aqueles que surgem repentinamente. Se comprar produtos a mais, pode ser que perca de acordo com o prazo de validade do lote. Ou seja, são coisas que devem ser coladas na balança e apenas conhecendo a rotina do local e considerando imprevistos, a gestão será eficiente.

Uma outra questão importante é a negociação dos preços dos produtos. Geralmente, quando comprados em grandes quantidades, as condições de pagamento são mais atrativas. Por isso é fundamental ter uma lista de fornecedores confiáveis, porém, não deixar de cotar com novos, para sempre ter como base os valores praticados no mercado e por conseguinte negociar a compra.

O ideal é sempre deixar uma margem de segurança de 10% a mais de estoque, por questões de logística, algum contratempo que possa atrasar a entrega da mercadoria, entre outros imprevistos.

Como gerir o estoque: automatize a gestão

Algumas atribuições da gestão de estoque podem ser automatizadas. A automação consiste na estratégia de utilizar a tecnologia em alguns processos, o que resulta em excelentes resultados para a clínica.

O sistema que for escolhido, resultará em maior eficiência e produtividade, além de proporcionar maior facilidade e rapidez nas análises e controle de resultados.

Com uma agenda bem desenhada, protocolos definidos, torna-se mais simples calcular a quantidade de consumíveis necessários.

Realizar uma gestão estratégica e minuciosa considerando sempre dados realistas, além de manter um sistema adequado de controle de estoque, são dicas valiosas de como gerir estoque.

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de estoque, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mercado de estética!

 

 

 

 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail