Ensinamentos práticos para já implementar no seu negócio de locação ou clínica
Para montar uma clínica de estética ou um negócio de locação de equipamentos para o setor, você deve fazer um planejamento estruturado para que nada dê errado no caminho. Então, leia este artigo até o final para receber dicas para abrir o seu negócio.
Como montar uma clínica de estética?
O primeiro passo para quem quer montar um centro de estética ou investir em um negócio de aluguel de equipamentos é montar um bom plano. Nesse sentido, dados sobre o local, custos com locação do espaço e até mesmo uma análise de mercado devem constar nele.
Para ficar claro, deve ficar atento a alguns pontos que você verá em seguida em uma lista. Além disso, vai contar com uma breve explicação de cada um dos pontos para se basear na criação do seu planejamento:
- Público-alvo;
- Características da área de atuação;
- Concorrentes;
- Serviços que deseja oferecer;
- Melhor localização para abrir a clínica.
Como identificar o público-alvo do seu negócio de estética?
Você deve alinhar a quem o seu serviço será direcionado. Dessa forma, terá todo o planejamento voltado a atender às suas necessidades e com isso, aumentar a sua clientela. Afinal, para que um negócio tenha sucesso ele deve resolver os problemas do consumidor.
De que forma você escolhe a área de atuação da sua clínica?
O principal meio de escolher a área de atuação é focar nas especializações que o profissional possui para atender o público, seja ele feminino ou masculino. O que define o alvo do negócio é o que você faz de melhor no mercado para alcançar resultados efetivos.
Como analisar os concorrentes da sua clínica?
Para avaliar os reais concorrentes do seu negócio você deve fazer uma análise do mercado. Caso não seja possível desenvolver essa tarefa sozinho, pode contar com uma ajuda profissional nesse sentido que vai dar um relatório completo com esses dados.
Vale ressaltar que uma análise dos produtos e serviços disponíveis no mercado é essencial para analisar o que funciona no seu negócio, bem como, criar novas chances no setor. Então, se mantenha atualizado sobre as tendências que pode aproveitar.
De que forma você deve definir os serviços que deseja oferecer?
O seu principal objetivo como profissional da área é oferecer saúde e bem-estar para os seus clientes. Por isso, você deve focar em serviços e produtos de ponta e que vão de encontro à formação e especialização na estética dos peritos que vão atuar no seu negócio.
Por que você deve pensar no ponto para a criação da sua clínica?
A sua clínica deve ter uma boa localização e fácil acesso para que os seus clientes a encontrem com facilidade. Além disso, deve prezar pelo conforto enquanto visitam as suas instalações. Então, invista em um bom local e equipe de atendimento qualificada.
Como administrar uma clínica de estética?
Para administrar uma clínica, você deve seguir à risca os pontos desenhados no plano e investir em um pessoal que possa te auxiliar na gestão como contadores e um setor jurídico. Caso o seu negócio seja de pequeno porte, pense em terceirizar essas áreas.
Uma administração efetiva conta com a análise de alguns pontos de forma constante, a fim de adaptar o negócio à realidade do mercado:
- Entender o cenário do empreendimento;
- O status da sua área de atuação no mercado;
- Investimentos que serão necessários;
- Tipos de tratamentos estéticos prestados.
Quais os principais investimentos você deve fazer na sua clínica?
Os pontos principais para que tudo aconteça da melhor forma é pensar na estrutura e equipe. Estrutura é tudo relacionado ao local onde a clínica será instalada, equipamentos disponíveis, assim como, serviços necessários para a sua manutenção como limpeza.
Já o time deve ser repleto de profissionais competentes e especializados no tipo de tratamento estético que se propuseram a fazer. Além disso, você também deve investir em uma operação de atendimento, serviços gerais e outras demandas para o seu negócio.
Esses são os principais investimentos para colocar o seu negócio de pé. Depois disso, deve trabalhar em uma gestão constante e com foco em mudanças, se necessário, para que tudo funcione de acordo com o planejado.
Invista na atualização frequente dos serviços que a sua clínica ou negócio de equipamentos de estética atua.
Passo a passo para montar a sua clínica de estética
Confira em seguida, uma lista com o passo a passo básico para você abrir a sua clínica de forma estruturada e sem gargalos:
- Defina a organização dos serviços e estrutura jurídica;
- Crie um planejamento tributário;
- Estabeleça os custos de investimento;
- Defina o local da clínica;
- Organize a estrutura física da clínica e dos equipamentos;
- Faça a seleção e contratação do pessoal;
- Formalize a documentação da clínica.
É possível investir somente na locação de equipamentos?
Abrir uma clínica exige uma série de esforços tanto para localizar o espaço, quanto para selecionar um time competente. Mas, você também pode optar por apenas fazer a locação de equipamentos para outros profissionais que têm clínica aberta.
Será preciso apenas de um local adequado e arejado para acondicionar os equipamentos, um sistema de CRM, gestão dos clientes e da parte financeira, assim como divulgação do seu negócio nos meios de comunicação e uma verba para imprevistos.
Benefícios do negócio de locação de equipamentos
Há várias vantagens em abrir uma clínica, mas o negócio de locação de equipamentos tem crescido cada vez mais no mercado. Isso porque, esse modelo conta com algumas vantagens como:
- Não é preciso realizar um alto investimento;
- Sem gastos para a manutenção dos equipamentos;
- Aparelhos atualizados e à disposição;
- Não há restrições quanto aos equipamentos.
Todos os serviços de locação, para a segurança de quem aluga e para quem faz o pedido, devem contar com um contrato assinado por ambas as partes com todas as informações da transação. Assim, todos ficam resguardados em caso de problemas.
Você deve investir em uma clínica ou na locação de equipamentos?
Essa decisão é com certeza o pontapé inicial para você criar o seu negócio. Então, o passo vital é identificar o quanto está disposto a investir nele, bem como, a disponibilidade física em termos de espaço que dispõe no momento.
Para quem quer conhecer o mercado, o melhor é investir apenas na locação. Dessa forma, você fica por dentro dos principais desafios e demandas para se posicionar no setor e conquistar a sua carteira de clientes que vai crescer de forma gradativa.
Agora, se já atua no mercado há algum tempo e deseja ampliar o seu negócio, a criação de uma clínica própria é o melhor caminho para expansão. Por fim, avalie o que for mais adequado para o seu desenvolvimento profissional para alcançar resultados positivos.
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