Descubra o que o futuro pode reservar para a estética

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
O futuro do mercado de estética

Já parou para pensar em como será o futuro da estética e quais as tendências que podem surgir em 2022? Ao longo dos últimos anos, a busca pela beleza tem se tornado cada vez maior e o motivo pode ser atribuído a diversos fatores. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 a população maior de 65 anos será de 25,5% no Brasil. Sendo assim, a procura por uma vida saudável, pelo consumo de produtos e por procedimentos estéticos será cada vez maior para acompanhar o envelhecimento da população.

É nesse cenário que as inovações tecnológicas aparecem como pontos primordiais para atender às demandas dos pacientes do setor. Mas o que será que o futuro reserva para os protocolos e aparelhos de estética? 

Para tentar responder essas perguntas, trouxemos a opinião de dois profissionais da área da tecnologia: o diretor futurista da Adoxy, Carlos Eduardo Miranda, e o CEO da Getbots, empresa de chatbots e interfaces conversacionais, Luiz Tardelli. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então vem com a gente!

Tecnologia: de onde vem essa necessidade na estética?

Não é de hoje que diversos aparelhos do setor da estética contam com tecnologia de ponta. O objetivo da presença expressiva de inovações tecnológicas no setor é simples: atender às queixas do paciente e dar a ele uma experiência positiva ao realizar o procedimento estético. 

O diretor futurista da Adoxy, Carlos Eduardo Miranda, explica que alcançar as expectativas dos consumidores se torna um desafio, visto que são eles os responsáveis por ditar as tendências de qualquer mercado. 

“Parece trivial, mas há um enorme desafio para isso, que é criar ferramentas cada vez mais assertivas sobre o comportamento desses consumidores, para entendê-los cada vez mais como pessoas e menos como compradores. Entender a razão pela qual essas pessoas escolhem produtos, serviços e marcas – quando e onde –, não só do seu setor de atuação, mas também completamente diferente do seu mercado, é fundamental para entender qual é a construção cultural que essa pessoa está tendendo a alcançar”, explica. 

Quanto à estética, Carlos Eduardo Miranda ressalta que a tecnologia lançada pela indústria é responsável por influenciar nas novas tendências de mercado. 

“A estética apesar das suas particularidades, comuns à área da saúde, tem suas tendências de mercado totalmente atreladas às tecnologias lançadas pela indústria. E isso implica em mais problemas do que soluções, pois, se as indústrias não estiverem inseridas no contexto 4.0, isto é, da inteligência, vão lançar mais produtos como novidades, mas não necessariamente como inovações.”

O mercado tecnológico na estética

Nós sabemos que a tecnologia está inserida em praticamente tudo na vida cotidiana, sendo usada com frequência pela população. Só para ter uma ideia, em 2020, o Fórum Econômico Mundial descreveu como será o futuro em seu novo relatório intitulado The Future of Jobs, destacando quais mudanças serão permanentes no dia a dia dos seres humanos. 

Computação em nuvem, inteligência artificial, a velocidade da rede 5G e o big data, segundo o texto, passaram a ser tecnologias importantes para grande parte da sociedade. 

Para o CEO da Getbots, empresa de chatbots e interfaces conversacionais, Luiz Tardelli, a perspectiva para os próximos anos é de que o uso de algumas das tecnologias aumente ainda mais. 

A inteligência artificial, por exemplo, segundo ele, será ainda mais smart, rápida e responsável. “Até o final de 2024, 75% das empresas passarão da fase piloto para a operacionalização da IA, gerando um aumento de cinco vezes em dados de streaming e infraestruturas analíticas”, projeta. 

Na indústria da beleza e de cuidados pessoais, a tecnologia já vem sendo uma aliada. Nos procedimentos estéticos, a inteligência artificial pode aparecer como fator para garantir mais eficiência para um tratamento, otimizar avaliações e diagnósticos. 

O Holonyak, por exemplo, foi o primeiro aparelho de depilação a LED do Brasil e também o primeiro desenvolvido pela Adoxy que conta com este tipo de tecnologia para tornar os resultados da depilação definitiva mais eficazes e com menos intercorrências. 

“A tecnologia smart LED permitirá que o Holonyak se valha do machine learning e da conexão entre diversos aparelhos conectados à internet para sugerir parâmetros de aplicação mais seguros e efetivos, tudo com base na própria experiência dos usuários no Brasil e no mundo”, afirma Carlos Eduardo Miranda.

Ainda segundo Miranda, toda e qualquer tecnologia a ser desenvolvida precisa dispor de conceitos fundamentais que envolvam inovação, durabilidade, evolutive tech de plataformas e sustentabilidade. “No final de todo esse crivo, nos perguntamos: Isso vai impactar positivamente a vida dos nossos consumidores e principalmente dos pacientes?”, completa.

Mas afinal, o que esperar para 2022? 

Ao longo dos anos, a estética era vista apenas como um setor do ramo da beleza, entretanto, essa imagem vem sendo cada vez menos atribuída. 

Com a presença da tecnologia e das inovações tecnológicas, procedimentos e tratamentos estéticos passaram a ser vistos como uma questão de saúde. Sendo assim, a tecnologia pode, além de tornar uma clínica mais inovadora, atrair mais clientes e minimizar os riscos de intercorrências e falhas. 

Naturalmente, com a evolução da tecnologia no universo da estética, é possível que o futuro aguarde inovações ainda mais surpreendentes nos dois setores. Eduardo Miranda destaca que, ainda para o próximo ano, expectativas sobre novidades tecnológicas poderão ser esperadas pelos empreendedores da área da estética. 

“Lançamentos de parte aplicada para nosso portfólio, reforçando a ideia de plataformas evolutivas da área estética, produtos destinados exclusivamente a área médica, realidade aumentada e virtual dedicada a training e marketing”, enumera o profissional futurista da Adoxy.

Para mais conteúdos como esse, acesse o nosso blog.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail