Aparelho de depilação: são indicados para pelos brancos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já ouviu falar em algum aparelho de depilação que seja capaz de remover pelos brancos? Caso a sua resposta seja sim, hoje você vai entender por que essa proposta é um dos maiores mitos da estética.

A depilação acompanha a humanidade há muito tempo, o primeiro registro dessa atividade foi no Egito Antigo, naquela época os pelos eram retirados com uma mistura de mel, argila e sândalo. 

Desde então as técnicas de depilação foram evoluindo e sendo aprimoradas até chegar à depilação definitiva, a grande febre do mercado de estética hoje em dia.

Porém, quando falamos em depilação definitiva, por que nenhum aparelho é eficaz na remoção de pelos brancos? 

Leia até o final e descubra o motivo.

Como funciona o aparelho de depilação?

A depilação definitiva é realizada através de luz, por isso as tecnologias presentes no mercado são a Luz Intensa Pulsada (IPL), o Laser e o LED. Por esse motivo, em alguns materiais, você vai encontrar a denominação: fotodepilação, ou seja, foto (luz) + depilação.

A luz é uma fonte de energia e é essa energia que é disparada pelo aparelho de depilação, mas como ela chega até a raiz do pelo?

Existem algumas estruturas no corpo humano que possuem “cor”, como os glóbulos vermelhos e a melanina, elas são chamadas de cromóforos.

A melanina é responsável pelo pigmento da pele e dos pelos, além de ser incumbido  também por carregar a energia do aparelho de depilação até o bulbo capilar para que ele consiga afetar e danificar a nutrição dessa estrutura.

Por isso é muito comum profissionais falarem que o resultado em pacientes com fototipo baixo (pele clara) e pelos escuros é muito melhor, pois a energia fica concentrada no pelo e não na pele.

É por esse motivo também que pessoas com fototipos mais altos são mais sensíveis à depilação definitiva, pois a energia atua tanto na pele quanto no pelo.A chave da depilação definitiva é danificar a estrutura de nutrição dos pelos e não destruir o pelo, pois sem ele e sem a melanina, a energia não consegue chegar onde precisa atuar para danificar essa estrutura de nutrição.

Por que nenhum aparelho de depilação consegue remover pelos brancos?

O que você precisa saber é que o pelo branco é diferente, nele ocorre a ausência de melanina.

Sem melanina o que acontece? A energia do aparelho de depilação não consegue ser transportada até o bulbo capilar para que a estrutura de nutrição seja afetada.

Sendo assim, nenhum aparelho de depilação do mercado de estética é capaz de eliminar pelos brancos.

Existe alguma alternativa?

Infelizmente não na depilação definitiva. O que você pode oferecer para o seu cliente são pacotes para que ele possa manter a pele sempre hidratada e esfoliada para evitar os efeitos adversos da depilação com cera ou lâmina de barbear, como pelos encravados, escurecimento da pele, foliculite, entre outros. É possível trabalhar com fototerapia também para melhorar o aspecto da região que “sofreu” com os métodos de depilação não definitivos.

Comente no post qual outra mentira você já ouviu na estética. Queremos ouvir!

Fique sempre atento ao nosso blog para mais conteúdos como este.

LEIA MAIS

conheça as vantagens de contar com um aparelho de ultracavitação

O Que é e Para

O aparelho de ultracavitação é um ultrassom de baixa frequência...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail