Comprar ou alugar equipamento para clínica de estética?

Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias para a área da estética, os procedimentos que oferecem os melhores resultados dependem, muitas vezes, do uso de equipamentos especializados.

O setor está em constante crescimento. Isso atrai cada vez mais profissionais e empreendedores para esse mercado. Agora, como as novas clínicas que iniciam suas atividades no ramo da estética podem se equipar adequadamente para atender ao público?

Existem, pelo menos, duas opções para isso: comprar ou alugar os equipamentos. Mas, você sabe qual dessas alternativas é a mais vantajosa para o porte e as características do seu empreendimento?

Caso tenha dúvidas a esse respeito, continue a leitura de nosso artigo. Aqui, abordaremos as maiores vantagens presentes tanto na compra quanto na locação de equipamentos de estética. Em seguida, apresentaremos uma terceira alternativa que pode ajudar muito no plano de crescimento da sua clínica. Confira!

Vantagens do uso de equipamentos alugados

Ao alugar equipamentos, sua clínica obtém vantagens como:

  • menores custos a curto prazo;
  • isenção dos custos de manutenção;
  • maior flexibilidade.

Alugar é uma solução mais econômica para a obtenção dos equipamentos necessários, evitando que você arque com o custo de compra.

O contrato de locação, em geral, inclui cláusulas que atribuem ao proprietário dos equipamentos a responsabilidade por ceder item em bom estado e por realizar suas devidas manutenções. Isso isenta a sua clínica de ter que fazer esse gasto significativo.

A flexibilidade diz respeito à possibilidade de modificar, a cada término de contrato de locação, o tipo e a quantidade de máquinas solicitadas. Assim, torna-se mais fácil aumentar, diminuir ou modificar os pedidos conforte a necessidade atual da clínica.

Vantagens de comprar equipamentos de estética

Entre as vantagens de comprar equipamentos, destacam-se:

  • menores custos a longo prazo;
  • maior estabilidade;
  • novas oportunidades de retorno financeiro.

A locação é mais barata a princípio, isso é evidente. Entretanto, a médio e longo prazo, o valor gasto com as mensalidades pode se tornar muito alto e até mesmo ultrapassar o custo referente à aquisição da máquina. Por isso, para usar por longos períodos, a compra é mais econômica, mesmo levando em conta os custos de manutenção.

Ao comprar os equipamentos, sua clínica tem maior estabilidade porque deixa de estar suscetível às opções oferecidas pelas empresas locadoras dessas máquinas. Com equipamentos próprios, você tem sempre a certeza de quais tratamentos poderá disponibilizar ao público.

Por fim, ao comprar equipamentos, você faz com que eles se tornem parte do patrimônio de sua empresa. Com isso, torna-se possível obter outras oportunidades de lucro, como, por exemplo, a oferta de seus equipamentos para a locação. Falaremos mais detalhadamente sobre essa possibilidade no tópico a seguir.

3 passos para entrar e crescer no ramo da estética

Agora que já vimos quais as vantagens de alugar e de comprar equipamentos, vejamos uma terceira alternativa. Trata-se de um passo-a-passo que consiste em uma combinação das duas soluções anteriores, visando auxiliar ainda mais nas fases de entrada, estabilização e crescimento da sua clínica no mercado da estética.

1º Passo: alugue equipamentos para entrar no ramo

A locação é vantajosa, principalmente, para clínicas que estão começando agora no ramo. Isso porque a solução permite que se possa contar com equipamentos de alta qualidade sem precisar ter capital inicial suficiente para essa aquisição.

Portanto, o primeiro passo é obter, por meio de locação, os equipamentos necessários para disponibilizar os serviços de estética que se pretende realizar. Essa decisão permitirá que você inicie as atividades da sua clínica já com equipamentos de alta qualidade.

2º Passo: lucre mais comprando seu próprio equipamento

Com o passar do tempo, conforme a clínica vai conquistando clientes e aumentando seu reconhecimento no setor, torna-se mais vantajoso investir no crescimento do negócio. Ao invés de se manter pagando mensalidades pelo uso dos equipamentos, esse momento da empresa permite um passo além: a aquisição desse maquinário.

Porém, esse passo requer um planejamento apurado. Com a compra dos equipamentos, você se livrará do valor referente ao aluguel, mas, por outro lado, passará a ter que arcar com as manutenções.

Ainda assim, com a devida organização financeira, a aquisição dos equipamentos garantirá mais estabilidade à clínica, evitando que seus serviços dependam da disponibilidade de máquinas alheias.

3º Passo: disponibilize seus equipamentos para a locação

Finalmente, quando sua clínica já tem seus equipamentos próprios, abre-se uma nova e ainda mais vantajosa oportunidade: locar equipamentos para outras clínicas ou para profissionais autônomos.

Isso, além de ajudar nos primeiros passos de quem está começando no setor, permite que você aumente ainda mais a receita da sua empresa.

Perceba que, seguindo esses passos, você começou como uma empresa que paga para usar equipamentos de terceiros e, por fim, alcançou a posição de ter maquinário próprio para alugar para outros empreendimentos. Um crescimento altamente desejável, não é?

Lembre-se de contar com uma marca reconhecida

Nos tópicos anteriores, abordamos os principais meios pelos quais uma clínica de estética pode obter os equipamentos necessários para os tratamentos que irá disponibilizar ao público. As opções variam entre alugar os equipamentos, comprá-los ou combinar essas duas soluções, locando o maquinário para iniciar as atividades e, posteriormente, adquirindo-os para aumentar a lucratividade.

Independentemente do plano que você adotar para a sua empresa, um fator é fundamental: a qualidade dos equipamentos obtidos. Seja por meio de locação ou compra, o equipamento precisa atender às exigências e expectativas dos clientes, garantindo a realização de procedimentos seguros e eficientes.

O melhor modo de garantir essa qualidade é buscando empresas renomadas no ramo da estética. Marcas reconhecidas no setor tendem a inspirar maior confiança no público, que se sentirá mais seguro ao se submeter aos tratamentos buscados. Essas fabricantes também são mais indicadas por profissionais e especialistas do setor.

Outra vantagem está no fato de que, além de oferecer equipamentos para locação ou compra, as marcas mais especializadas podem oferecer uma consultoria para a sua clínica. Desse modo, você dispõe de indicações adaptadas especialmente para as características do seu negócio.

Portanto, para garantir o retorno positivo do seu investimento, preze por alugar ou comprar os equipamentos de uma marca de amplo reconhecimento na área da estética.

LEIA MAIS

0 resposta em “Comprar ou alugar equipamento para clínica de estética?”

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail