Você sabe quais são as oportunidades e ameaças do seu negócio? Já parou para pensar quais os pontos fortes e fracos do seu empreendimento? Sente que não sobra tempo para fazer essa análise? Nós vamos lhe ajudar com alguns exercícios básicos!
O primeiro passo é conhecer a Matriz SWOT, achamos que ela vai ser sua melhor amiga daqui para frente, uma sigla internacional na qual o “S” significa forças, o “W” significa fraquezas, o “O” significa oportunidades e o “T” ameaças, esses pontos vão ajudá-lo a entender melhor o seu negócio.
S trengths (forças)
W eakness (fraquezas)
O pportunities (oportunidades)
T hreats (ameaças)
Essas são as quatro palavras que definem o que deve ser focado ao pensar no planejamento estratégico da sua empresa, além de ajudar aos gestores a promoverem um plano estratégico de forma mais eficiente, pois inclui todos os tópicos envolvidos com a empresa, tanto interna quanto externamente.
O que preciso analisar?
Os fatores analisados em uma matriz SWOT levam em consideração o ambiente externo e interno, nos quais as forças e fraquezas são variáveis internas e oportunidades e ameaças externas.
Identificar as forças e fraquezas auxilia na preparação da empresa para enfrentar as dificuldades e desafios impostos no ambiente externo, que podem ser representados pelos concorrentes. É preciso olhar primeiro para dentro do negócio e depois estudar as oportunidades e ameaças, e aí sim pensar em uma possível expansão.
Quais são minhas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças?
Suas forças são as vantagens competitivas que a sua empresa possui, aqui é preciso entender como aproveitá-las da melhor forma possível. Vamos a alguns exemplos: atendimento personalizado, equipe engajada com foco no sucesso do cliente, pontualidade, credibilidade, entre outros.
Já as fraquezas representam os aspectos que precisam ser melhorados e podem ser a razão para algumas das suas metas não serem alcançadas, pois mesmo com um bom planejamento, se as mesmas não forem identificadas podem ser um problema. Alguns exemplos de fraqueza são: falha de comunicação. poucas forma de pagamento, entre outras.
As oportunidades são variáveis externas, quando pensamos nelas pensamos em crescimento para a empresa. Por exemplo, a abertura de uma nova indústria pode representar novas parcerias para uma clínica de estética, consequentemente conquistando novos clientes. Já a abertura de uma nova clínica de estética pode representar novos negócios para um empreendedor que trabalhe com locação de equipamentos eletromédicos.
Fugir de ameaças? Não! Vamos enfrentá-las de cabeça erguida e com a certeza que podemos nos reinventar! Imagine que você possuiu uma empresa de credibilidade no mercado, oferece equipamentos ou serviços exclusivos e surge uma empresa concorrente, o que fazer? Lembra que falamos acima sobre conhecer seu ambiente interno antes do externo? Então nesse momento você já conhece suas forças,sabe que pode apostar na confiança que seus clientes depositaram em você ao longo dos anos, mas apenas isso não faz com que eles sejam fiéis, invista em atendimento personalizado, divulgue seus diferenciais competitivos e encare um renascimento.
Nós da Adoxy estamos preocupados com o sucesso da sua empresa, por isso, além de ter em nosso portfólio produtos, que além de serem considerados como ícones na estética avançada. são inovadores. Divulgamos também diversos conteúdos sobre empreendedorismo, nos acompanhe e fique por dentro!