10 Coisas que as Pessoas Odeiam ao Serem Abordadas em Clínicas de Estética

Você também já foi vítima do mau atendimento? Ou já percebeu quando um cliente ficou desconfortável em sua clínica? Fique ligado no que Pessoas Odeiam ao Serem Abordadas em Clínicas de Estética

Uma abordagem mal feita, uma pessoa invasiva, outra antipática ou aquele que só quer vender? Esses são alguns dos exemplos que a gente não quer ter perto da gente.

Para te ajudar, separamos aqui 10 perfis de atendimento que encontramos todos os dias e que você deve manter longe da sua clínica.
Leia esse post e seja a queridinha dos seus clientes! Vamos refletir juntos?

A Antipática

Ninguém gosta de ser atendido por pessoas que não demonstram o mínimo de empatia, que não faz questão de lembrar o nome de seu cliente. Gostamos de pessoas de bem com a vida, com sorrisos largos, aqueles que são capazes de nos desarmar. Quantas vezes uma cliente chega em cima da hora por conta do trânsito? Prepare o seu melhor sorriso, fale que agora ela está em boas mãos. O que não pode é recebê-la com cara de poucos amigos. Uma pessoa procura uma clínica de estética pare se sentir bem, e você faz parte disso.

O Vende Tudo

Claro que você precisa vender, muitas vezes existem metas a serem batidas! Só não empurre coisas em cima do seu cliente. As pessoas gostam de comprar, mas não gostam que vendam para elas. Como assim? Quem não gosta de se cuidar? Mas para isso é preciso despertar desejo e necessidade em seu cliente, portanto, ao invés de empurrar tudo em cima dele, mostre tratamentos que o ajudem a chegar ao seu objetivo. Se um procedimento otimiza o outro, melhor ainda! Mostre que ele terá resultados mais rápidos. Forneça conteúdo a ele, um vídeo, fotos de antes e depois ou até mesmo depoimentos de pessoas que já passaram pelo procedimento. Tome cuidado ao oferecer qualquer procedimento, pois algumas pessoas podem apresentar contraindicações ao tratamento, sempre  realize a anamnese!

O Invasivo

É comum as pessoas se abrirem em clínicas de estética, se sentem à vontade para contar sobre o trabalho, casamento, filhos e acabam desabafando sobre eventuais problemas. Cuidado! Existe uma linha tênue entre uma boa conversa e perguntas invasivas que podem deixar seu cliente constrangido. Preste atenção, demonstre que se importa com seus problemas e entenda quando uma pessoa quer apenas ficar em silêncio. Sob hipótese nenhuma faça a famosa “fofoca” sobre o que ele contou para que a confiança não seja perdida.

Os Clichês

Somos bombardeados por informações o tempo todo, algumas delas relevantes, mas em sua maioria dispensáveis. Você acha que seu cliente será impactado por anúncios como: “O aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você!”? Fuja desses clichês que o varejo nos ensinou durante todo esse tempo. Utilize seus esforços para um atendimento personalizado! Já pensou em criar um plano anual para seus clientes no qual eles possam se cuidar durante 12 meses e efetuar o pagamento em parcelas mensais? Agradeça seus clientes pela parceria e confiança, lembre deles em datas especiais, como aniversários, mas faça com que se sintam únicos. Separamos um post sobre 5 princípios psicológicos para você vender mais. Confira aqui.

O Despreparado

Você já foi atendido por alguém que não sabia nada sobre o produto ou serviço que estava vendendo? Caso a resposta seja afirmativa, saiba que isso é muito comum. A concorrência no mercado de estética está cada vez maior, mas isso não quer dizer que os novos estabelecimentos sejam todos bons ou até mesmo responsáveis. A prova disso são as intercorrências que aparecem nos noticiários e várias outras que não tomamos conhecimento. Por isso, treine a sua equipe! Um profissional bem preparado passa confiança para o cliente e pode conquistá-lo.

O que Interfere no Processo de Decisão

Como já falamos acima, as pessoas gostam de comprar, porém não gostam de serem forçadas em seu processo decisório. Não adianta ensaiar frases prontas e dispará-las em direção ao seu cliente na tentativa de convencê-lo. Por mais que você utilize ótimas técnicas de venda, deixe-o pensando que a palavra final é dele, mesmo que você saiba o melhor caminho para conseguir um sim. O seu cliente gosta de pensar que precisa daquele serviço, que é uma necessidade dele. Faça com que ele sinta que fechou um excelente negócio.

Ser Menosprezado

Lembra daquela frase que sempre ouvimos “Não se deve julgar um livro pela capa.”? Isso cabe perfeitamente para o atendimento estético. Nunca julgue um cliente pela sua imagem. O bom atendimento deve ser para todos! Sob hipótese alguma deixe transparecer que você menospreza o que ele sabe. Você, como profissional da área de saúde ou estética, é sim autoridade no assunto e, por conta disso, deve esclarecer toda e qualquer dúvida do paciente, desde a mais simples até a mais complexa.

Ser Enganado

Todo mundo que já se sentiu enganado ao menos uma vez sabe o tanto de sentimentos ruins que isso é capaz de despertar em uma pessoa! Cuide de seu negócio e da imagem que as pessoas possuem dele. Prometa apenas o que for possível cumprir. Eduque seus pacientes para que eles entendam que o sucesso dos protocolos não depende apenas de você, que ele é peça chave para o sucesso do tratamento também. Do que adianta passar por um protocolo de criolipólise, sair da clínica e lanchar em um fast-food? Os resultados estão diretamente ligados a hábitos alimentares saudáveis e uma rotina de atividade física.

Esperar

É normal que as pessoas cheguem um pouco antes de seu horário de atendimento. Nesse período, você pode aproveitar para separar a ficha, coletar alguma assinatura ou documento que seja necessário. Cuide da sua agenda para que seus clientes sejam atendidos pontualmente. Prepare uma sala de espera aconchegante na qual eles se sintam à vontade. Tome cuidado, pois se estiver sempre atrasado não há espaço que seja suficiente para todos os seus clientes.

Mau Atendimento

Todos os pontos abordados neste guia contribuem para um péssimo atendimento. Olhe para o seu negócio com a perspectiva do cliente. Você gostaria de ser atendido dessa maneira? Há sempre algo que pode ser melhorado e isso não quer dizer que você seja um mau empreendedor. A falta de empatia e não querer mudar podem sim representar uma postura negativa e inexperiente para o seu negócio.

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