Saiba como evitar as intercorrências na depilação definitiva

São inúmeros os benefícios que a depilação definitiva traz para quem se submete aos processos de remoção de pelos. Porém, os profissionais que trabalham na aplicação precisam estar sempre atentos para evitar intercorrências na depilação.

As clínicas de estética que atuam com depilação definitiva devem seguir alguns protocolos de segurança, que contribuem para sessões mais seguras e efetivas. Intercorrências podem significar despigmentação da área tratada, queimaduras, hipersensibilidade da área e até mesmo edemas.

E você, o que sabe sobre este tema? Neste artigo vamos falar sobre as intercorrências na depilação definitiva e como evitá-las. Acompanhe!

Depilação definitiva em fototipos altos

Para os que buscam a depilação definitiva e que possuem a pele negra ou bronzeada, muitas vezes encontram obstáculos na realização do procedimento, devido à falta de equipamentos adequados e seguros no mercado. Alguns aparelhos de depilação a laser, por exemplo, não realizam o procedimento em fototipos altos.  

Isso acontece porque a melanina, presente nos pelos e na pele, é a responsável por levar a energia disparada durante a depilação até o bulbo capilar, para que ele possa ser danificado, sendo assim, o seu fluxo de crescimento diminui drasticamente.

Porém, há um tipo de depilação definitiva que é segura e que os profissionais de estética preferem, justamente para evitar intercorrências no atendimento de fototipos altos. Essa é a tecnologia de depilação a LED que pode ser realizada em peles negras com segurança e eficácia. 

Porém isso não descarta a necessidade de avaliação e reavaliações. Peles com tons escuros também possuem suas especificidades e precisam de cuidados. 

Mesmo em peles com maior quantidade de melanina, como as negras, o excesso de exposição ao sol também pode interferir nas parametrizações do aparelho entre as sessões e o profissional que for realizar a aplicação deve sempre estar a par de qualquer mudança na rotina.

Anamnese para evitar intercorrências na depilação

Quem trabalha com estética sabe da importância da ficha de anamnese. Uma avaliação minuciosa antes de qualquer aplicação de procedimento estético deve ser realizada.

Em casos de depilação definitiva, seja a laser ou a LED, como citamos acima, deve ser realizada antes e durante o tratamento de remoção. Isso porque a mudança de hábitos como o uso de medicamentos, exposição ao sol, entre outras alterações influenciam nas configurações dos equipamentos. Por isso, alerte sempre seu paciente a informar qualquer alteração em seu dia a dia.

No primeiro contato com seu paciente, procure entender seus hábitos, qual frequência se expõe ao sol, se possui manchas na pele, se faz uso de ácidos, se possui doenças autoimunes ou possui distúrbios dermatológicos.  Não esqueça também de classificar os fototipos da pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a mais famosa classificação dos fototipos cutâneos é a escala Fitzpatrick, que categoriza a pele em fototipos de um a seis de acordo com a capacidade de cada pessoa em se bronzear, assim como sua sensibilidade e vermelhidão quando é exposta ao sol.  

  1. Pele branca – sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol; 
  2. Pele branca – sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol; 
  3. Pele morena clara – queima (moderadamente)– bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol; 
  4. Pele morena moderada – queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao sol; 
  5. Pele morena escura – queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol; 
  6. Pele negra – nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol. 

Para realizar uma boa avaliação, os profissionais precisam conhecer bem todos os tons de pele a fim de evitar intercorrências durante as sessões.

Capacitação de profissionais

Também é indispensável que o profissional que for realizar a sessão de depilação conheça bem o equipamento. A Adoxy, empresa criadora do Holonyak, equipamento que realiza a única depilação definitiva a LED no Brasil, entende a importância da capacitação e por isso oferece treinamentos para a utilização segura da tecnologia.

Nesses treinamentos, os profissionais aprendem sobre os modos de aplicação, programação, escolha do melhor parâmetro, tratamento para cada necessidade específica, indicações e contraindicações.

Esse tipo de capacitação é muito importante porque deixa o profissional seguro para realizar tratamento e otimizar seus atendimentos de maneira totalmente segura com número mínimo de intercorrências.

Conclusão

É possível evitar intercorrências na depilação definitiva seguindo alguns protocolos como a avaliação e reavaliação minuciosa do paciente, utilização de equipamentos com tecnologia reconhecida e o treinamento de profissionais para deixá-los totalmente aptos a manusear o equipamento.

Agora que você já conhece as principais dicas para realizar uma depilação eficiente e segura em seus pacientes, continue acompanhando nossos conteúdos.

Caso queira saber mais sobre o primeiro equipamento de depilação definitiva com a tecnologia a LED, entre em contato com nosso time de especialistas!

 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail