Redes sociais sem segredos

Se você gerencia uma clínica de procedimentos médicos e/ou estéticos, já deve ter percebido a necessidade de manter sua marca presente e ativa nas redes sociais.

Mas, você sabe como fazer isso de forma eficiente e produtiva? Tem a certeza de estar utilizando a plataforma mais adequada? Sabe se seus conteúdos têm o formato mais indicado para se comunicar com o seu público?

Saiba que todas essas noções são bem menos misteriosas do que parecem. Continue a leitura desse artigo e encontre dicas simples de como obter uma boa colocação para a sua clínica nas redes sociais de hoje.

Por que sua clínica deve estar nas redes sociais?

Construir uma presença online sólida é muito relevante para obter crescimento no mercado atual. Mas, hoje, não basta possuir um site na web, é preciso estar onde seus clientes estão. E eles, certamente, estão fazendo uso das redes sociais.

Essas plataformas representam para o público de hoje um meio bastante versátil de se conectar com pessoas e empresas. Ao acessar o perfil de sua clínica, o cliente espera poder conferir o trabalho realizado pela sua empresa, conhecer novas ofertas e obter atendimento através dos chats de mensagem.

O dinamismo das redes sociais exige que a sua marca esteja constantemente ativa nesses canais. Assim, seu público (tanto os clientes atuais quanto os futuros) poderão se certificar de que sua empresa segue atuante no mercado e disponível para atender todos aqueles que buscam suas soluções.

Com quem sua empresa quer falar? Identifique seu público

Para conseguir estabelecer uma conexão real e eficaz com o seu público é preciso, primeiro, definir quem são essas pessoas.

Abaixo, seguem 4 dicas para identificar seu público:

  • analise seus clientes atuais;
  • estude sua concorrência;
  • identifique as palavras-chave mais relevantes;
  • trace os principais perfis de seus clientes.

Estimular seus clientes atuais a participar de breves pesquisas ou feedbacks pode te ajudar muito nessa tarefa. Através de questionários simples, você pode levantar informações sobre quem são as pessoas que mais recorrem aos seus serviços, facilitando a identificação de quais características elas têm em comum.

O estudo da sua concorrência também é fundamental. Observe o que seus concorrentes mais bem-sucedidos estão fazendo para se destacar nas redes. Assim, fica mais fácil obter uma noção mais concreta dos tipos de conteúdo que sua clínica pode oferecer ao público.

Outro fator relevante é saber as palavras-chave mais relevantes para o seu ramo de atuação. Com elas, você ajuda a plataforma escolhida a entregar seu conteúdo a usuários que têm maior interesse pelos assuntos abordados pela sua marca. Para isso, você pode fazer uso de ferramentas de pesquisa desenvolvidas especificamente para a identificação de palavras-chave. Com elas, você descobre os termos e frases sobre o seu ramo que têm maior volume de buscas nas redes sociais.

Estabelecer o perfil de seus principais clientes é outra etapa de grande importância. No ramo do marketing de conteúdo, esse perfil é chamado de “persona”: as personas são pessoas fictícias elaboradas com a finalidade de reunir as informações coletadas sobre seus clientes (os atuais e os potenciais clientes) e direcionar a criação de conteúdo. As suas postagens deverão conversar com essas personas, buscando corresponder aos seus interesses e atender às suas necessidades específicas.

Qual rede usar? Aprenda a selecionar a plataforma ideal para o seu negócio

Agora que você já tem uma formulação mais precisa de com quem você quer falar, fica mais fácil definir quais redes utilizar. Para te auxiliar, falaremos sobre as principais plataformas utilizadas por clínicas médicas e de estética: Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube e TikTok.

Por ser orientado, principalmente, para conteúdos visuais, o Instagram é uma ótima opção para empreendimentos do ramo estético. Nele, é possível compartilhar fotos e vídeos dos tratamentos oferecidos pela sua clínica. Postagens de “antes e depois”, depoimentos de pacientes e informações sobre os serviços são muito adequadas ao padrão dessa plataforma. Para obter bom engajamento no Instagram, é recomendável fazer uso de uma boa quantidade de vídeos, pois eles tendem a ser mais impulsionados. Usar hashtags relevantes também é importante para alcançar o público pretendido.

O Facebook continua sendo uma plataforma importante para o marketing de procedimentos estéticos e de saúde. Alguns recursos como a criação de uma página para o seu negócio ou de um grupo de comunidade são os diferenciais dessa rede. Com essas soluções, você pode fazer seus anúncios de forma direcionada e utilizar conteúdos em variados formatos (imagens estáticas, vídeos ou textos).

Uma rede bastante indicada para clínicas que desejam estabelecer contatos profissionais é o LinkedIn. Toda a sua estrutura é planejada para beneficiar esse tipo de parceria. Na plataforma, você pode anunciar vagas, conferir o perfil de profissionais da área, compartilhar artigos relevantes para o setor, entre outras possibilidades. Portanto, opte por essa rede se quiser manter sua marca reconhecida entre os demais profissionais do seu ramo.

Apesar de não ser exatamente uma rede social, o Youtube não pode deixar de ser mencionado neste artigo. Diversas clínicas e profissionais dos ramos médico e estético fazem uso dessa plataforma para veicular vídeos informativos. Apresentações educativas sobre os procedimentos, demonstrações de tratamentos e depoimentos de pacientes são alguns dos conteúdos que podem ser disponibilizados em seu canal do Youtube. Com isso, você aumenta a autoridade de sua clínica e a confiança que seu público tem em relação a ela.

Também não podemos deixar de mencionar uma plataforma que ganhou muita popularidade, o TikTok. A rede é voltada para vídeos curtos e, em geral, divertidos. Ela pode ser útil para alcançar o público mais jovem através de apresentações rápidas de dicas de beleza e apresentações de procedimentos, por exemplo.

Conclusão

Aqui, você encontrou um breve panorama das redes sociais mais indicadas para divulgar o trabalho de sua clínica. Além disso, pôde acessar dicas simples e eficientes para direcionar o marketing de conteúdo do seu negócio.

Lembre-se de que, mesmo depois de estabelecidas as personas e selecionada a rede social, a pesquisa realizada para identificar seu público pode e deve continuar. As plataformas costumam oferecer ferramentas de análise que ajudam a identificar dados demográficos e interesses de quem acompanha seus conteúdos. Essas informações contribuem muito para que você consiga manter sua divulgação e sua comunicação afinadas com as características do seu público, que pode se modificar com o passar do tempo.

Seguindo essas orientações, você garante que os usuários das redes possam sempre encontrar sua marca ativa e acessível, de modo que possam nutrir o respeito e a confiança que têm em relação ao trabalho da sua empresa.

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