2024: dicas para fazer a sua clínica crescer

O fim de ano é sempre um momento para refletir, analisar os resultados, fazer um balanço do que deu certo e do que ainda precisa ser alcançado. Nesse sentido, mais do que traçar metas, é necessário criar uma estratégia aplicável para que elas sejam alcançadas em 2024.

Esse também é o momento de buscar novas parcerias para o seu negócio continuar crescendo, bem como acompanhar o desenvolvimento da equipe de trabalho. Neste artigo, você irá conferir dicas para a sua clínica crescer em 2024 de forma consistente e constante. Boa leitura!

Análise SWOT – Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças 

A análise SWOT ou análise FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.

Traduzindo para o português, SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, significa: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A letra F (forças) significa quais são os atributos internos positivos de uma organização, como seus recursos, capacidades e competências. O F de fraqueza significa os atributos internos negativos de uma organização, como suas deficiências e limitações. 

A letra O significa quais são as oportunidades, os fatores externos positivos que podem ser aproveitados por uma organização, como mudanças no mercado ou na tecnologia. Por fim, a letra A significa ameaça e relacionam-se a fatores externos negativos que podem prejudicar a empresa, como mudanças nas regulamentações ou no comportamento do consumidor.

Para realizar uma análise SWOT, é importante reunir informações sobre a organização e o seu ambiente externo, seja em um caderno, aplicativo ou programa específico. O importante é coletar os dados, que podem ser obtidos de uma variedade de fontes, como pesquisas de mercado, análise de dados históricos e entrevistas com clientes, funcionários e parceiros.

Nesse sentido, a análise SWOT servirá para mostrar as fraquezas e ameaças identificadas na empresa, gerando um plano para melhorar para o próximo ano, olhando com mais atenção para essas instabilidades.

Balanço das metas e conquistas 

Nesse sentido, as oportunidades e as forças identificadas poderão então ser potencializadas pela sua clínica, valorizando o que há de melhor, investindo em sua equipe de trabalho, em parcerias com fornecedores, etc.

Com isso, é necessário então criar metas de curto, médio e longo prazo para o próximo ano. 

  • Curto prazo: entre 6 meses a 1 ano;
  • Médio prazo: entre 1 a 5 anos;
  • Longo prazo: entre 5 a 10 anos.

O que a clínica deseja alcançar em um curto espaço de tempo, algo como, contratar novos colaboradores ou pagar algumas contas. No médio prazo, algumas metas podem ser comprar novos equipamentos ou treinar uma equipe. No longo prazo, os objetivos podem estar relacionados a comprar a sede da clínica, investir em aposentadoria, etc.

Motivação da equipe 

Uma equipe motivada vale ouro. Não basta que os colaboradores saibam qual a missão, visão e os valores da empresa, é necessário treiná-los, entender as motivações de cada um e manter uma comunicação aberta e clara. 

Além disso, dar atenção à saúde mental dos colaboradores, através de palestras e reuniões para alinhar expectativas, gerando um ambiente seguro e funcional. 

Considerar as tendências em tecnologia 

O mundo gira em torno de tecnologia, não há como evitar. Nesse sentido, as clínicas precisam integrar a informatização no seu dia a dia não só para acelerar processos, como também para adotar melhores equipamentos e maneiras de trabalhar, tais como: 

  • Programas que auxiliam na marcação da agenda de pacientes;
  • Processos que facilitam a gestão da parte financeira da clínica;
  • Sistemas que gerenciam a contratação de colaboradores, através de um departamento de RH.

Automatizar processos é uma tendência que todas as empresas, sendo clínicas ou não, precisam fazer para facilitar o dia a dia e o gerenciamento das tarefas. 

Atendimento humanizado 

Mesmo com tanta tecnologia, o atendimento é feito por seres humanos reais, com sentimentos e emoções. Por isso, ao receber um paciente na clínica, é preciso se lembrar que ele possui a sua própria história, expectativas, sentimentos e necessidades. 

Nesse sentido, colocar-se no lugar da pessoa que está sendo atendida é primordial para gerar uma receptividade de excelência e humanização. 

Marketing de conteúdo 

Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, criar conteúdo de qualidade é essencial para atrair novos clientes e fazer com que a sua clínica continue crescendo em 2024. Nesse sentido, não basta apenas criar anúncios ou divulgações sobre a sua clínica, isso é importante mas também é preciso: 

  • Manter um bom site online; 
  • Criar um blog e alimentá-lo com conteúdo relevante para o público;
  • Atualizar as redes sociais com fotos e vídeos de qualidade;
  • Focar nos diferenciais da empresa, mostrar isso na internet;
  • Realizar um bom planejamento estratégico de criação e postagem de conteúdo.

Saiba lidar com a concorrência

O crescimento de uma clínica nunca deve ser um fator preocupante para a outra. Alguns fatores precisam ser analisados para identificar um potencial concorrente que esteja no mesmo nível, bem como entender o que é necessário para alcançar o sucesso da sua própria clínica. 

Concorrentes sempre irão existir, mas a forma como cada clínica lida com eles, de maneira respeitosa e responsável, é primordial. 

Por isso, para crescer em 2024 é necessário planejamento, organização, foco e metas bem definidas. Com isso, a sua clínica vai atingir um outro nível e conquistar todos os objetivos no ano que está por vir!

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