Plano de negócios eficaz: como criar um para sua clínica médica

Criar um plano de negócio é um passo essencial também para quem atua no ramo da saúde, afinal, um médico com clínica própria também é empresário. Por isso, é importante saber quais os passos para estruturar o atendimento e não ter prejuízos.

O que é um plano de negócio?

Esse é um documento, em formato físico ou digital, que contém os objetivos, metas e recursos necessários para iniciar uma empresa. Dessa forma, ele serve para que o empreendedor consiga organizar as suas ações e definir pontos como:

  • estrutura necessária;
  • capital inicial, bem como, a fonte desse recurso;
  • gastos recorrentes;
  • nicho de atuação.

Para montar um plano de negócio, é preciso seguir um método organizado para analisar cada aspecto envolvido, como o mercado, custos da operação, fornecedores, tributos, entre outros itens.

Com isso, também é possível se antecipar sobre os possíveis riscos do negócio e pensar em alternativas para superar esses desafios.

Montar uma clínica médica requer um bom plano de negócios que envolve uma análise do mercado. Imagem de MART  PRODUCTION no Pexels

Como montar um plano de negócios para clínica médica?

O planejamento para abrir um negócio na área da saúde passa pelos mesmos passos que qualquer outra empresa. No entanto, é preciso levar em conta algumas questões que são específicas desse tipo de segmento, tais como:

  • alvarás sanitários;
  • descarte de material contaminante, como seringas, por exemplo;
  • normas éticas para atuação profissional.

Nesse contexto, também é necessário pensar no tipo de público que vai atender, para adaptar o ambiente. Assim, uma clínica voltada a pacientes idosos, deve oferecer espaços com mais facilidade de acesso, sem escadas para que não dificulte a movimentação.

A seguir, veja a sequência sugerida para criar um plano de negócios de sucesso e iniciar as atividades em uma clínica médica com mais segurança.

Análise de mercado

O primeiro passo antes de iniciar as atividades é fazer um estudo sobre a região onde deseja instalar a clínica, bem como, quais as áreas que visa atender. Dessa forma, no caso de optar por um atendimento multidisciplinar, é preciso ainda:

  • definir quais as especialidades;
  • procurar médicos nesses segmentos.

Nesse ponto, também é essencial saber qual o perfil do público, para fixar valores de consultas conforme o poder aquisitivo e decidir se vai atender em parceria com planos de saúde, por exemplo.

Defina como será a operação

A etapa seguinte visa definir como será a estrutura de atendimento, o que envolve itens como localização, equipamentos e equipe. Com isso, será possível ter uma noção do valor necessário para iniciar o negócio.

Também pode fazer parte do plano de negócio a adoção de tecnologias para otimizar o tempo, como a automação nos agendamentos pelo próprio paciente, com atualização da agenda em tempo real.

Outros recursos recentes, como a telemedicina, são uma boa aposta que pode ampliar os ganhos, com um custo pequeno. Nesse caso, é preciso avaliar se o tipo de consulta é compatível com esse modelo.

Plano financeiro

Um dos pontos mais importantes para que um negócio possa crescer é ter um bom plano no aspecto financeiro. Por isso, é crucial levantar todos os custos iniciais, com estrutura, seja a compra de um imóvel ou aluguel, reformas, além de aparelhos.

Fora esses itens, é preciso projetar qual o custo mensal da operação, que inclui a manutenção, gastos com água, energia, colaboradores, entre outros. Isso porque, é preciso ter um capital de giro, até que o negócio comece a ter retorno.

A origem desses recursos também é um aspecto a ser analisado, assim, caso não tenha todo o valor necessário para esse fim, algumas das opções são:

  • criar uma sociedade com outros médicos;
  • buscar um financiamento;
  • conciliar com outra atividade remunerada.

No caso de tentar crédito em bancos, é preciso estar atento às taxas de juros, bem como, o prazo de pagamento e incluir essa despesa no plano.

 

Planejamento de marketing

Esse é um aspecto essencial, porque é por meio dele que poderá fazer com que os potenciais clientes conheçam a clínica. Por isso, deve fazer parte já das ações iniciais para atrair o público e também gerar a confiança necessária para uma consulta.

Vale pontuar que na área da saúde há algumas restrições sobre a forma de fazer publicidade, conforme os conselhos de classe. Assim, uma opção é contar com o serviço de agências de marketing especializadas nesse segmento, para não cometer infrações.

Gestão de riscos

Também cabe avaliar possíveis situações que possam ocorrer e impactem o retorno financeiro, tais como:

  • interrupção das atividades pela quebra de um aparelho;
  • alta em algum insumo utilizado;
  • queda nos atendimentos em razão de crises econômicas.

Tendo isso em vista, fica mais fácil criar planos para contornar os problemas, como manter uma reserva em caixa para despesas extras. Ainda, é preciso estar pronto para reavaliar as situações e reduzir custos para manter o negócio viável.

Quais ferramentas podem ajudar a organizar o plano de negócio?

Um dos recursos que pode ajudar a organizar o plano de negócio é a matriz SWOT, ou FOFA na tradução. Trata-se de um método que divide a análise em quatro aspectos, divididos em quadrantes:

  • forças, ou seja, os diferenciais;
  • oportunidades, como por exemplo, a falta de um serviço na região;
  • fraquezas, que são os pontos de melhoria;
  • ameaças, que podem ser fatores externos como crises, concorrentes, entre outros.

Com essa ferramenta, fica mais fácil visualizar as áreas em que há maior potencial e os pontos que demandam uma maior atenção.

Por que é importante ter um plano de negócio para uma clínica médica?

A criação de um plano de negócio prévio dá muito mais segurança porque passa pela análise das vantagens e desvantagens em ter um consultório próprio. Dessa forma, pode avaliar os riscos e planejar os passos de acordo com a sua capacidade.

 

Também é um momento para avaliar o melhor modelo para adotar, seja em sociedade ou em formato de parceria com outros profissionais. Assim, as expectativas e metas ficam alinhadas, o que reduz a chance de conflitos no futuro.

Com um bom plano, a empresa entra no mercado já com conhecimento sobre o público, o que pode acelerar o retorno e poder expandir a sua atuação

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