Paciente e cliente: entenda as diferenças entre os dois termos e como usá-los corretamente

Paciente e cliente podem ser usados em um mesmo contexto, mas há ocasiões em que os seus conceitos pedem uma aplicação diferente. Então, veja neste artigo quais são as situações ideias em que se deve empregar as duas expressões da melhor forma.

Qual a diferença de paciente para cliente?

Os dois conceitos podem ser usados em muitos casos comuns, no entanto, eles nem sempre se encaixam no mesmo contexto. Para deixar mais claro, o termo paciente tem como finalidade se referir a alguém que está sob os cuidados médicos.

Já o cliente, é aquele que busca pelos serviços de uma clínica. Ou seja, são as pessoas que precisam desses recursos por meio de pagamentos e a depender da ocasião, poderá usar expressões como:

  • Comprador;
  • Usuário;
  • Consumidor.

Esses termos muitas vezes podem gerar desconforto para alguns profissionais da saúde. Por isso, é ideal saber em qual contexto usar da forma correta, embora muitas vezes sejam sinônimos e possam dizer a mesma coisa.

Paciente

O paciente é aquela pessoa que está sob cuidados médicos, sejam por meio de consultas, exames, tratamentos ou qualquer serviço de saúde. A necessidade o leva até uma clínica ou consultório para curar sua enfermidade.

Cliente

O termo cliente se expande tanto para quem consome um serviço médico quanto para aqueles que compram os seus produtos. De modo que, as clínicas e consultórios cobram pelo trabalho que fornecem ao seu público.

Paciente também é cliente?

Na área de saúde é muito comum usar estes dois termos como sinônimos, em síntese, um paciente é também um cliente. Afinal, esse conceito tem relação direta com a experiência que os consumidores têm com uma empresa sobre seus serviços, o customer experience.

Não há nenhum erro ao utilizar as duas palavras, visto que, no setor privado de saúde, as pessoas pagam pelos ofícios de uma clínica. Mas, para evitar uma abordagem comercial e fazer um atendimento mais humano, muitas empresas da área optam pelo termo paciente.

Qual o termo certo para usar em consultórios e clínicas?

Imagem de paciente conversando com médica

Não existe um termo correto, cada clínica ou consultório pode optar por qualquer um deles de acordo como achar mais adequado. Porém, a palavra cliente é usada de forma mais comum para pessoas que tem o desejo de obter os serviços, por exemplo:

  • Marcar uma consulta;
  • Comprar um produto;
  • Iniciar um tratamento.

Esses são os aspectos que mais tem a ver com esse sinônimo de consumidor. Todavia, para o uso de paciente, é quando a pessoa já usufrui dos trabalhos que adquiriu da clínica e está sob cuidados médicos.

Um paciente também pode ser um cliente, principalmente no setor de saúde privada.

Entenda as etapas de cliente para paciente no serviço de saúde

Para que você entenda de forma mais didática o termo que deve usar, uma boa maneira para explicar é pela etapa de cliente para paciente. Ou seja, todo o processo que acontece nesse sentido e que começa no atendimento, então veja a seguir como essa fase opera.

1- O cliente precisa de um atendimento

Nessa etapa, o cliente precisa de um atendimento médico, fazer algum exame, tratamento ou algum tipo de serviço de saúde. Todavia, seja qual for a ocasião, o impulso dele será buscar por uma consulta que possa resolver o seu problema.

2- Agendar uma consulta médica

Esta é a segunda fase da jornada do cliente no qual ele irá fazer as suas buscas e agendar uma consulta médica. Muitas clínicas tornam fácil esse processo com aplicativos que você pode escolher o melhor horário e também o dia para realizar seu atendimento.

3- O primeiro contato com o consultório

Ainda como cliente, ele terá o primeiro contato ao marcar uma consulta pelos canais que a clínica dispõe para isso. Uma dica é ter um sistema online de agendamento 24 horas. Afinal, a experiência do usuário conta muito para que ele goste dos seus serviços.

4- A consulta com o médico

Nessa etapa, o termo paciente já se adequa melhor para mencionar o seu cliente, porque aqui ele terá o contato com o médico. Contudo, uma boa dica para deixá-lo mais leve é ter uma sala de espera bem climatizada e confortável para aguardar a sua consulta.

Outro aspecto vital para garantir que ele fique à vontade é treinar toda a equipe de atendimento para que o trate da melhor forma. Além disso, a segurança do paciente também é de suma importância no que diz respeito aos métodos usados pelo médico.

5- Realizar ações para fidelizar o paciente

Depois de concluir a fase da consulta, é hora de concentrar os esforços em fidelizar o cliente e torná-lo paciente da sua clínica. Dessa forma, o ideal é agilizar o seu retorno sem burocracia, ou seja, agendar a próxima visita em dia e hora a seu gosto.

Qual a importância do marketing no setor de saúde?

Um marketing médico de qualidade na sua clínica pode fazer com que ela seja a primeira opção na escolha dos clientes. Afinal, a proposta dessa estratégia é fazer com que cada um deles tenha o cuidado e atenção máxima em todos os sentidos.

O setor de saúde é uma das áreas que mais precisam de foco no atendimento. Porque, isso vai definir se uma pessoa irá optar pelos serviços do seu consultório ou não, por isso é vital entender alguns pontos, como:

  • Pacientes são consumidores;
  • Atendimento humanizado e também mais fácil;
  • Uma boa relação de médico e paciente;
  • Tecnologia para otimizar processos;
  • Escolher os termos certos para usar.

Tudo isso irá impactar no sucesso da sua clínica, até porque se trata de marketing e vendas de serviços do qual ela atende. Por fim, busque investir nessas ações, seja nas mais tradicionais como televisão, rádio, outdoor ou online em redes sociais, sites e blogs.

Melhore a experiência do paciente na sua clinica

Há muitas formas de melhorar a experiência do paciente em relação a sua clínica para que ele se sinta bem em todos os aspectos. Um deles é fazer com que ele confie nos serviços oferecidos a ele, bem como:

  • Equipamentos em perfeito estado;
  • Segurança nos procedimentos médicos;
  • Estrutura de qualidade;
  • Tratamento profissional.

Isso tudo é fruto de uma boa gestão no qual o seu consultório deve ter. Então, busque investir em tecnologias para que eles possam agendar uma consulta de forma mais fácil e também em uma equipe atenta a cada detalhe.

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