O aparelho de ultracavitação é um ultrassom de baixa frequência e alta potência, que atua na celulite e gordura localizada dos pacientes.
Muitas pessoas acabam recorrendo a procedimentos invasivos, como a lipoaspiração, para a eliminação de gordura. Porém, com o avanço da estética, existem tratamentos que podem alcançar resultados excelentes, sem que seja necessário cortes ou cirurgias. Esse é o caso da ultracavitação. Continue para entender melhor!
O que é e para que serve o aparelho de Ultracavitação
Neste tratamento, são emitidas ondas mecânicas que interagem com o corpo, promovendo redução de medidas e melhorias no aspecto da pele. Além disso, ele também é indicado para atuar no pós-operatório tardio de cirurgias , trazendo benefícios para a cicatrização.
Quando o aparelho de ultracavitação é colocado em contato com o corpo, as ondas mecânicas penetram na pele até atingirem as células de gordura. Isso gera bolhas de gás dentro das células, que acumulam energia e aumentam de tamanho.
Com isso, a estrutura interna se agita e, por fim, a célula é rompida, liberando a gordura. Os resultados são visíveis logo após a primeira sessão, podendo ser eliminados até dois centímetros de volume corporal por sessão. A recuperação é imediata e os resultados são duradouros.
Como calcular a dosimetria de um ultrassom?
Para obter os efeitos desejados de uma ultracavitação, é necessário comprar um equipamento que tenha uma potência (ou dosimetria) superior a 5w por cm².
Muitos fabricantes de aparelhos costumam informar os watts totais. Então, como é possível calcular em watts por cm²?
Para isso, é necessário saber a potência total do seu equipamento e quanto tem de área a Era do seu ultrassom, em centímetros quadrados.
Caso a Era seja redonda, para saber a área é necessário fazer o seguinte cálculo:
- descubra o raio da circunferência da Era. Faça um ponto no centro do seu círculo e veja a medida, em centímetros, do centro até a ponta, conforme imagem abaixo:
- esse número será o raio do seu círculo;
- a área de um círculo é determinada pela fórmula PI x (raio)².
Então, suponhamos que o raio obtido seja de 2,5cm. Se aplicar a fórmula teremos:
Área = Pi x (raio)²
Área = 3,14 (valor de Pi) x (2,5)²
Área = 19,63cm
Após obter o valor da área, para chegar a dosimetria é necessário:
pegar a potência total do equipamento, que é fornecido pelo fabricante (Suponhamos que seja de 150w) e dividir pela área da Era. Ou seja:
150/19,63
Dosimetria = 7,64w por cm²
Dessa forma, se a dosimetria para o aparelho de ultracavitação precisa ser superior a 5w, sabemos que esse equipamento seria adequado.
E aí, gostou de saber o que é e para que serve um aparelho de ultracavitação? Confira também o artigo sobre como combater a celulite fibrosa.