Você já ouviu falar em algum aparelho de depilação que seja capaz de remover pelos brancos? Caso a sua resposta seja sim, hoje você vai entender por que essa proposta é um dos maiores mitos da estética.
As técnicas de depilação foram evoluindo e sendo aprimoradas até chegar à depilação definitiva, a grande febre do mercado de estética hoje em dia.
Porém, quando falamos em depilação definitiva, por que nenhum aparelho é eficaz na remoção de pelos brancos?
Leia até o final e descubra o motivo.
Como funciona o aparelho de depilação?
A depilação definitiva é realizada através de luz, por isso as tecnologias presentes no mercado são a Luz Intensa Pulsada (IPL), o Laser e o LED. Por esse motivo, em alguns materiais, você vai encontrar a denominação: fotodepilação, ou seja, foto (luz) + depilação.
A luz é uma fonte de energia e é essa energia que é disparada pelo aparelho de depilação, mas como ela chega até a raiz do pelo?
Existem algumas estruturas no corpo humano que possuem “cor”, como os glóbulos vermelhos e a melanina, elas são chamadas de cromóforos.
A melanina é responsável pelo pigmento da pele e dos pelos, além de ser incumbido também por carregar a energia do aparelho de depilação até o bulbo capilar para que ele consiga afetar e danificar a nutrição dessa estrutura.
Por isso é muito comum profissionais falarem que o resultado em pacientes com fototipo baixo (pele clara) e pelos escuros é muito melhor, pois a energia fica concentrada no pelo e não na pele.
Leia mais sobre depilação definitiva
Epilação a LED: segurança, eficácia, fototipos e dor
Fotodepilação: O que é e o que saber antes de investir
É por esse motivo também que pessoas com fototipos mais altos são mais sensíveis à depilação definitiva, pois a energia atua tanto na pele quanto no pelo. A chave da depilação definitiva é danificar a estrutura de nutrição dos pelos e não destruir o pelo, pois sem ele e sem a melanina, a energia não consegue chegar onde precisa atuar para danificar essa estrutura de nutrição.
Por que nenhum aparelho de depilação consegue remover pelos brancos?
O que você precisa saber é que o pelo branco é diferente, nele ocorre a ausência de melanina.
Sem melanina o que acontece? A energia do aparelho de depilação não consegue ser transportada até o bulbo capilar para que a estrutura de nutrição seja afetada.
Sendo assim, nenhum aparelho de depilação do mercado de estética é capaz de eliminar pelos brancos.
Existe alguma alternativa?
Infelizmente não na depilação definitiva. O que você pode oferecer para o seu cliente são pacotes para que ele possa manter a pele sempre hidratada e esfoliada para evitar os efeitos adversos da depilação com cera ou lâmina de barbear, como pelos encravados, escurecimento da pele, foliculite, entre outros. É possível trabalhar com fototerapia também para melhorar o aspecto da região que “sofreu” com os métodos de depilação não definitivos. Além de incentivar o tratamento antes que o pelo fique branco!
Qual aparelho de depilação é melhor para atingir o pelo e não a pele do paciente?
Como falamos anteriormente, a melanina, responsável por conduzir a energia do aparelho de depilação, está presente tanto na pele quanto no pelo. Por isso, o ideal é apostar em tecnologias que tenham um feixe de luz mais direcionado e menos dissipação de energia. O Holonyak é a depilação a LED mais indicada para esses casos. Por ser mais eficiente no pelo, evitando execesso de energia na pele, ele se torna mais seguro em peles negras e bronzeadas. Além de ser também mais confortável e com sessões mais rápidas.
Holonyak: a depilação a LED que pode transformar a agenda da clínica!
Continue acompanhando nosso blog para saber tudo sobre depilação definitiva!
O que você achou do conteúdo?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?