Atualização de redes sociais: passo a passo

Saiba como planejar a sua rede para ter bons resultados

A sua empresa tem páginas em redes sociais? Se sim, como é feita a atualização e gestão dessas páginas? A maioria dos empresários não sabe como gerir as redes sociais do seu negócio, como e quando atualizá-las e quais as estratégias utilizar para atrair os clientes.

Mesmo empresas que têm setor de marketing acabam não investindo no potencial de páginas, como Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, dentre outros. Se bem utilizadas, essas plataformas podem trazer retornos positivos e muitas oportunidades de negócios.

Para ter o resultado esperado é necessário ter planejamento. Assim como ocorre em outros setores de sua empresa, as redes sociais para funcionarem bem precisam de um plano estratégico. Ou seja, não é postando qualquer coisa a qualquer hora que os seus clientes vão aparecer.

A atualização de conteúdos deve fazer parte de uma estratégia de crescimento da empresa e não apenas ser um passatempo ou entretenimento para alguém que está ocioso.

O primeiro passo para gerenciar suas redes é pensar em produção de conteúdos relevantes e atraente para o seu público, que levem em consideração o comportamento e os interesses do seu público-alvo. A pessoa que faz a gestão precisa ter experiência em mídias sociais e entender de mensuração para traçar as melhores estratégias de atração e retenção.

Para te ajudar a administrar as suas redes, preparamos um passo a passo para você preparar um plano estratégico de redes sociais que vai impulsionar as suas vendas. Acompanhe!

Importância do planejamento de redes sociais

Como já informamos no início desse artigo, a atualização de uma página necessita de planejamento. Ao utilizar esse método, a empresa otimiza o seu tempo e potencializa as suas redes sociais. Além disso, fica muito mais fácil manter as páginas atualizadas, permitindo a fidelização da audiência.

Por meio do que já citamos aqui, você deve ter percebido que há um conjunto de ações para gerenciar uma rede social. Ao colocar o plano em prática, a performance das suas páginas mudará para melhor. Os resultados serão visíveis e compensarão todos os esforços e investimentos.

É importante saber que no planejamento deve conter produção de conteúdo que tenham como finalidade envolver e engajar o usuário. Mas não é só, o marketing precisa monitorar os dados contidos nas redes sociais e nas publicações. Assim, saberá como pensa o seu consumidor. Ter essas informações vai ajudar em criar conteúdos relevantes e até servir como tomada de decisão ou fazer com que a empresa mude o seu posicionamento em relação a um determinado assunto ou tema.

A elaboração do planejamento das mídias sociais deve contar com: objetivos, foco, organização e profissional especializado.

Vamos para as dicas de planejamento.

Planejando as redes sociais

PLano

Objetivo

O planejamento só pode começar quando você souber em quais redes sociais o seu público-alvo se encontra. Não adianta atirar para todos os lados, a ideia é ter retorno e para tê-los use o seu tempo e esforços em plataformas que concentram o seu potencial consumidor.

Agora que já sabe em quais redes a empresa deve estar, vamos começar a traçar o plano estratégico de produção e postagens de conteúdo. O primeiro passo para o planejamento é definir o objetivo dos canais.

Saber qual é a finalidade da página vai ajudar a traduzir as métricas e o tipo de conteúdo. Entre os objetivos que podemos citar estão:

  • Aumentar o tráfego do seu blog;
  • Conseguir uma base de contatos para vendas;
  • Criar mais um suporte de atendimento ao cliente;
  • Fortalecer a marca;
  • Servir como um canal de vendas diretas.

Essas são algumas das finalidades que podem ajudar a sua empresa a fazer um plano completo e eficaz para as redes sociais. Claro que há mais outros tópicos, mas citamos apenas alguns exemplos. Se o objetivo de sua marca é vender, então conteúdos que mostrem os seus produtos ou serviço devem ser prioridade nas suas redes sociais.

Otimize as redes

As páginas nas redes sociais precisam ter a mesma identidade visual da sua empresa. Isso fortalece a marca e cria vínculos com o seguidor.

É preciso se preocupar também com a descrição da empresa, bio, atualização. Com tudo isso certinho, a sua rede trará resultados positivos em pouco tempo.

Produção de conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade é uma maneira de atrair o seu consumidor em potencial. As redes existem para gerar conteúdos, mas para que a conversão em vendas ocorra, a publicação precisa ser atraente para o seu público.

A periodicidade desses conteúdos e a quantidade também devem estar definidos no plano. Para saber disso, faça testes e monitoramento da página para saber o que deu certo e o que deu errado.

No momento de planejar os conteúdos fique atento as sazonalidades que podem influenciar o nicho que a sua empresa atua. A frequência de postagem também deve ser uma preocupação de quem faz a gestão das mídias sociais.

Para ajudar veja quantas vezes é possível publicar em cada rede:

  • Facebook: o ideal é publica de 3 a 10 vezes por semana;
  • Twitter: O limite por dia é de até 5 vezes;
  • LinkedIn: Nessa a rede as publicações ser de 2 a 5 vezes por semana;
  • Pinterest: Já nesta, a empresa pode publicar de 5 a 10 vezes por dia.

Definição de KPIs (Indicadores Chave de Performance)

Para alcançar os objetivos traçados no planejamento, a empresa precisa mensurar os resultados, como o número de menções, engajamento, audiência, alcance das publicações, saber o número de leads gerados ou a quantidade de vendas geradas diretamente.

Gostou das nossas dicas? Agora, coloque-as em prática para ter muito sucesso no seu negócio.

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