Como fazer o planejamento estratégico da sua clínica?

Para quem possui clínica de estética ou é responsável pela gestão de uma, precisa estar atento a alguns pontos que são importantes e que se forem seguidos farão o seu espaço bombar em 2022. Para isso, é necessário construir um planejamento estratégico da sua clínica.

A má gestão de uma clínica de estética pode tornar a sua rotina difícil. Entre pacientes insatisfeitos, informações desorganizadas e gastos desnecessários, os problemas gerados podem ser inúmeros e tornar tudo um grande desafio.

Inicialmente, é necessário fazer um balanço e avaliar os resultados do ano anterior. Como fazer isso?

É importante rastrear quem entrou em contato, quantas pessoas e por onde elas entraram. Perguntar como conheceram a clínica também ajuda a saber a origem da atração e se os esforços que estão fazendo surtem o efeito desejado.

Mapear quem já é cliente e observar se eles continuaram ativos durante o ano, também é preciso. Por exemplo, o seu cliente comprou outro tratamento depois da primeira conversão? O que foi feito para que ele continuasse ativo na base?

Seu negócio traz lucros?

Qual o ticket médio de sua clínica? O ticket médio é um indicador de desempenho essencial que fornece o valor médio de vendas por cliente.

Para saber, é preciso pegar as vendas que foram fechadas durante todo o ano e dividir o valor total pelo número de operações. Por exemplo: uma clínica teve 100 vendas no valor total de R$50.00, ou seja, o ticket médio é de R$500,00.

Com as métricas do ticket médio é possível medir se você está colocando muito esforço e faturando menos do que você esperava, para desta forma entender o que pode ser feito para reverter isso.

Por isso é de suma importância considerar o quanto você lucrou com o seu negócio em um período estipulado por você.

Ao olhar as suas vendas do ano, você consegue enxergar alguma fonte de receita previsível? Ou seja, você consegue fazer alguma estimativa de quanto ganharia no final do ano?

Para isso, é importante que você tenha alguns pacotes mensais, de repente seria interessante criar mensalidades para que o paciente frequente a sua clínica durante todo o ano.

Desta forma, você sabe o quanto ele irá gastar mensalmente, isso te resulta em previsibilidade para realizar a gestão do fluxo de caixa

Outro ponto importante é medir qual foi a ação de marketing realizada que deu maior retorno. É essencial mapear o que deu errado, só que mais imprescindível ainda é mapear o que deu certo para que possa ser melhorado e que continue funcionando no período seguinte.

Gestão de pacientes

Será que o empreendedor dá a mesma atenção para os novos clientes quanto dá para os clientes antigos?

Além de ser muito mais barato manter um cliente do que conquistar um novo, é mais fácil vender para quem já conhece o seu serviço ou produto, mas para isso é preciso entregar os resultados que os pacientes esperam ter.

Quando o cliente adquire um produto ou serviço, ele pode avaliar tanto de maneira positiva quanto negativamente, isso influencia drasticamente a reputação clínica e pode até impedir seu crescimento.

Por isso, fornecer um bom atendimento e serviços de qualidade aos pacientes deve ser prioridade sempre. Desta forma, busque:

– Gerenciar seus agendamentos para evitar atrasos, faltas, ou longas esperas para atendimento;

– Capacitar sua equipe para um atendimento com qualidade técnica;

– Atender de maneira personalizada, já que cada caso é singular e exige tratamento específico.

Como fazer o planejamento estratégico da sua clínica para o próximo ano?

O ideal é fazer um estudo dos seus gastos, inserindo numa planilha o valor do seu aluguel, folha de pagamento dos funcionários, o quanto você gasta com consumíveis e o quanto você investe em marketing.

Assim você saberá o quanto precisa para pagar as contas, além disso, você pode começar a traçar metas reais para o seu negócio.

Sempre tenha em mente que as metas precisam ser desafiadoras, porém precisam ser possíveis de serem alcançadas. Do contrário, você acaba desmotivando a sua equipe, inclusive você mesmo. Foque no que você consegue fazer.

Se você sofre com o efeito de sazonalidade, (por exemplo, no verão fatura mais e no inverno tem uma queda) você pode suprir essa queda no faturamento durante o verão e não passar aperto no inverno e tudo isso deve constar no seu planejamento estratégico.

Mapeie as campanhas que você vai fazer durante o ano, assim você consegue ter de fato, um planejamento para não precisar apagar um incêndio atrás do outro.

Além de pensar no planejamento da clínica, planeje sua rotina organizando os dados dos pacientes para ter mais tempo entre um atendimento e outro e conseguir executar o seu planejamento. 

Aos poucos o empreendedor vai pegando o jeito, mas é sempre bom lembrar que a chave está no planejamento e na organização.

MyAdoxy

Clientes da Adoxy conseguem fazer toda a gestão de seu marketing para os pacientes através do MyAdoxy.

O MyAdoxy é uma plataforma desenvolvida pela Adoxy onde você encontra tudo o que precisa para trabalhar a comunicação do seu equipamento de forma personalizada com a marca da sua clínica.

Um projeto desenvolvido para oferecer tudo o que o cliente precisa para estruturar seu marketing online e offline, o MyAdoxy possui diversas peças que podem ser baixadas de forma customizada.

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