Afinal, se deve ou não repassar os custos para o consumidor?

As mudanças na economia do país circulam na internet e TV todos os dias. A instabilidade gera insegurança tanto para quem empreende, como para quem consome produtos e serviços.  

Olhando para o lado dos empreendedores da área médica / estética, essa conta fica um pouco mais complexa, afinal, é necessário investir em equipamentos, treinamentos e insumos para atender melhor os clientes.

Mas, quando os custos aumentam para o empreendedor, a consequência é que o preço final fique mais salgado para o consumidor, afinal, é um ciclo de compra e venda. Saiba o que fazer nesta situação!

Como equilibrar custo e lucro sem ficar no vermelho?

Primeiramente, entendendo que há custos para a produção de qualquer produto ou serviço e isso deverá ser repassado ao consumidor final. 

Para os profissionais que atuam em consultórios é extremamente importante organizar os custos, despesas e lucros do seu empreendimento, afinal, equilibrar a agenda cheia, bem como as compras do empreendimento é um grande desafio. 

Contar com a ajuda de um contador de confiança pode ser essencial para analisar de maneira mais ampla os gastos de uma clínica ou consultório, alertando para o aumento dos custos e assim construir uma forma de repassar esses valores aos consumidores.

  • Analisar as entradas e saídas de dinheiro (pagamentos aos fornecedores ou a equipe);
  • Investir corretamente em equipamentos e aparelhos de alta tecnologia;
  • Estabelecer as margens de lucro e precificar melhor os produtos e serviços;

Agora, basta aplicar essas etapas em sua clínica ou consultório para obter os resultados esperados.

O que são custos e despesas?

Custo é o valor gasto para produzir um produto ou serviço, bem como o trabalho e a mão de obra envolvida: compra de insumos para uma clínica, pagamento aos fornecedores, etc.

Já as despesas são os valores gastos para manter a administração da empresa, tais como: luz, água, aluguel, funcionários, etc.

Estratégias de precificação

A área da estética é muito vasta e altamente competitiva. Mas, quando se oferece aos clientes um serviço de qualidade, transparência e atendimento de excelência, eles sempre voltarão à sua clínica ou consultório. 

Entenderemos a seguir quais são as principais estratégias de precificação no mercado: 

    • Baseando-se em custos: trata-se de analisar os custos da empresa, determinando a margem de lucro (aqui, pode-se jogar 20%, 30% 40%, 50% ou mais, dependendo do serviço ou produto oferecido);
    • Utilizando gatilhos e estratégias de comunicação: anunciar um produto / serviço da maneira certa é essencial. É preciso destacar as suas qualidades, mostrando aos clientes que essa é a melhor escolha para eles; 
    • Por hora de trabalho e esforço: soma-se as horas trabalhadas, bem como os custos, despesas e a margem de lucro. 

Assim, os preços dos seus produtos / serviços serão bem definidos e oferecidos aos clientes da maneira correta, que é o que o seu público alvo precisa.

Comportamento do consumidor

O consumidor de hoje sabe o que quer. Ele possui acesso à internet e às mais variadas fontes de informação: sites, blogs, redes sociais, indicação de clientes e muito mais. Nesse sentido, as empresas precisam adaptar-se ao comportamento dos seus clientes.

Quando eles precisam de algo, pesquisam a busca na internet para obter as respostas. Caso a empresa tenha um site, ele precisa ser responsivo, intuitivo e funcional. Além disso, outras formas de pesquisa também são válidas para eles, tais como vídeos na internet, perfis de pessoas na rede social, etc.

No Instagram e Facebook, por exemplo, existem milhares de contas de empresas, influencers e pessoas que vendem serviços e produtos de estética. Mas, por quê alguns conseguem muitos clientes e outras empresas não? 

Poderíamos listar vários fatores, mas os principais são:

  • Engajamento com o público certo;
  • Postagens que carregam mensagens claras;
  • Definição de quais produtos / serviços a empresa oferece;
  • Branding amigável, fontes e cores utilizadas de maneira coerente com a marca;
  • Qualquer pessoa que entrar no perfil da empresa, saberá exatamente o que ela vende, quanto custa e o porquê.

Quando uma empresa mostra ao seu público os seus produtos e serviços de maneira coerente, ela estará indicando que a sua marca é confiável, mesmo que o custo para eles seja “alto”.

Muitas vezes, independentemente do preço, a forma como a empresa apresenta o seu produto ao público é o suficiente para o consumidor escolhê-la. 

Aumentar os preços dos meus serviços ou mantê-los?

Ter consciência dos custos é essencial para qualquer negócio. O segundo passo é definir a margem de lucro. Simples assim! Sabemos que muitos profissionais atuam de maneira individual em suas clínicas ou consultórios, por isso é importante simplificar o processo.

Quando o profissional investe em novos equipamentos ou produtos melhores para o seu empreendimento, ele está pagando por uma melhoria, e claro, possui um custo que precisa ser passado ao consumidor final.

Portanto, se você já definiu os seus preços, analise se eles estão compatíveis com o seu lucro. Ao realizar um novo investimento, calcule novamente o custo e defina os preços baseando-se nessa melhoria, explicando aos clientes o porquê do seu preço, como ele gera valor a eles.

Esperamos que o seu empreendimento seja um sucesso! Continue acompanhando o nosso blog para se manter atualizado (a) com as novidades da área.

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