7 dicas para prestar o melhor atendimento ao seu cliente
Conquistar um cliente e mantê-lo são tarefas distintas e exigem tato. Veja as dicas da Adoxy para atender o seu cliente bem e sempre.
O cliente sempre tem razão. Essa frase serve tanto para o consumidor final quanto para fornecedores que atendem outras empresas, conhecidas como B2B (business-to-business).
A relação entre empresas é muito comum para manter uma parceria por meio de serviços ou compra aparelhos. No caso de clínicas, hospitais e consultórios, os empresários do setor são os clientes dos fornecedores de equipamentos médicos ou estéticos.
Prestar o melhor atendimento a esses clientes significa ter uma parceria sólida por bastante tempo. As interações do Business to Business funcionam de maneira bem próxima, exigindo que o atendimento seja de excelência. Por meio desse vínculo muitos problemas podem ser resolvidos, como documentações, negociação de preço e questões financeiras complexas.
A interação entre as empresas deve ser a melhor possível para que ambos os negócios tenham sucesso. Neste artigo, conheça as dicas sobre atendimento aos clientes B2B.
Afinal, o que é B2B?
A abreviação é muito conhecida no meio empresarial e vem de uma expressão em inglês: “business-to-business”. Diferentemente da relação B2C (business-to-customer), que é com consumidor final, a B2B envolve duas empresas, sendo uma cliente e outra fornecedora.
Isso envolve diferente tipos de mercadorias, como ferramentas tecnológicas, equipamentos, matéria-prima, maquinários, sistemas, entre outras. Todos esses produtos citados são projetados para utilização de outras organizações. Há também fornecimentos de alimentos para supermercados, medicamentos para farmácias e hospitais. Enfim, diversas possibilidades para atender uma ou mais corporações.
O tratamento aos clientes B2B deve ser altamente especializado para fornecer produtos e serviços que atendam a demanda da empresa contratante. Além disso, o atendimento é personalizado e único para cada cliente. Quanto mais estreito o relacionamento, melhor para as duas partes.
Dicas para melhorar o atendimento
1-Processos sem burocracia
Quanto mais prático for o processo entre cliente e fornecedor, mais cedo o negócio será fechado. É comum que essa relação “business-to-business” seja um pouco demorado e, até mesmo, complicada.
De acordo com especialistas, isso ocorre porque o processo de compras depende de vários setores para que se torne realidade. Com isso, o cliente acaba ficando desestimulado e pode buscar concorrentes menos complicados para realizar a sua compra.
O primeiro passo para desburocratizar o processo B2B é criar métodos práticos e mais dinâmicos. Isso vai conquistar o seu cliente.
2-Foco no cliente
Esse é outro segredo para um relacionamento duradouro com o seu cliente B2B. Lembre-se que as empresas são exigentes e vão cobrar muito do fornecedor. É preciso não apenas dar atenção, mas entender o negócio, os equipamentos e os serviços que está oferecendo.
Como já falamos anteriormente, a personalização no atendimento é uma das principais características da relação empresarial entre fornecedor e cliente. Neste caso, sistemas de atendimento eletrônico não serão bem-vistos.
3-Seja transparente
Essa dica de ouro. Quanto mais transparente, melhor. Não prometa o que não pode cumprir e mantenha o seu cliente informado sobre quaisquer problemas ou alterações, seja prazo de entrega, problemas com equipamento ou outra coisa que possa colocar a relação em risco. É melhor ser transparente do que perder um cliente que se sentiu enganado.
Quando o fornecedor é transparente, o cliente sente-se seguro e sabe que pode confiar. Além disso, a empresa fornecedora passa a ter credibilidade em todo mercado em que atua. Desta forma, ele consegue permanecer com os seus clientes e ainda atrai novos.
4 – Seu cliente é o seu parceiro
Aprenda de uma vez por todas que você deve tratar o seu cliente como parceiro. Por isso, o atendimento deve ser vip e sem falhas na comunicação. Um pequeno deslize pode colocar a perder todo o seu esforço de conquistar um relacionamento B2B.
A empresa que contratou os seus serviços quer se sentir importante, quer uma parceria. Por isso, converse sobre o negócio, ouça as sugestões do cliente, negocie para obter um acordo bom para as duas partes.
Ao tratar o cliente como parceiro, o fornecedor consegue grandes vantagens. Um exemplo é resolver problemas complexos de maneira mais fácil, sem estresse.
5- Canal para sugestões e feedback
Assim como acontece com o consumidor final, o cliente B2B gosta de dar a sua opinião sobre o serviço prestado. Por isso, tenha um canal para que eles possam entrar em contato para darem feedback ou para deixarem sugestões. Esse gesto demonstra que o fornecedor está interessado em conhecer as ideias e o que pode melhorar para satisfazer o seu cliente.
6- Resoluções eficazes
Se o cliente B2B está com um problema e entra em contato com o fornecedor, ele vai querer que esse problema seja solucionado. Por isso, é essencial que a empresa fornecedora ofereça soluções para o que a contratante solicitou.
Evite atrasos nas respostas, dê um prazo para o seu cliente e cumpra com a resolução que satisfaça a empresa.
7- Use os dados a seu favor
Para melhorar o serviço prestado, tenha informações relevantes de como o seu cliente tem utilizado os equipamentos ou ferramentas. Procure saber se estão satisfeitos, caso não estejam saiba o motivo e busque uma solução. Identifique problemas e trace a melhor estratégia para manter um relacionamento saudável com o seu cliente B2B.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e coloque-as em prática em breve.
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