5 Fatos que Todo Profissional Focado em ROI Deve Saber

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ROI, Retorno Sobre Investimento, em termos simples, indica quanto dinheiro a empresa ganha ou perde, considerando suas estratégias de investimento. Separamos fatos que todo profissional focado em ROI deve saber. Pegue papel e caneta.

Sendo assim, é através desse indicador que se pode mensurar o efeito de uma campanha de marketing para a clínica, mudanças na gestão, treinamento de funcionários, entre outras estratégias utilizadas em prol do crescimento de uma empresa, seja qual for. Analisando esses dados, é possível entender o que está dando certo e o que não funciona dentro do contexto daquela instituição, seja uma clínica de estética ou médica, por exemplo.

Partindo disso, o profissional focado em ROI precisa tomar algumas decisões corretas para que esses dados sejam analisados devidamente, a fim de dar esse retorno à empresa; por isso, existem algumas coisas que esse profissional deve saber, e a seguir, você vê quais são.

Alguns Fatos Sobre Roi

1.   Como calcular o ROI

A fórmula para o cálculo do Retorno Sobre Investimento é ROI=(receita-custo/custo)x100 e pode ser utilizada tanto para o controle de projetos menores como para o todo.

Destrinchando a fórmula, a receita é tudo aquilo que a empresa recebe e os custos são as despesas ou investimentos.

A fórmula também pode ser lida da seguinte maneira: ROI=(ganho-investimento/investimento)x100.

Sendo assim, para saber se a clínica está tendo bom retorno, o profissional precisa estar bem adaptado ao uso dessa fórmula.

2.   Entender que nem sempre esse cálculo é a melhor opção

Apesar de o cálculo realmente funcionar, o profissional focado nesse cálculo precisa, em alguns casos, abrir mão, em prol de resultados mais eficientes. Caso o ROI não esteja trazendo o melhor resultado a fim de saber o que funciona e o que precisa ser mudado na empresa, o ideal é buscar outra forma de coletar esses dados.

Sendo assim, o profissional focado em Retorno Sobre Investimento precisa saber se adaptar às novas situações.

3.   Compartilhar informações com toda a equipe

Uma característica muito importante que todo profissional focado em ROI deve ter é a transparência.

Considerando que cada estratégia afeta diretamente o desempenho da empresa e dos profissionais, caso alguma coisa não esteja funcionando corretamente, o melhor é comunicar o fato abertamente. Afinal, dialogar sobre os resultados é muito importante para que todos possam entender qual é o erro e o que fazer para que a situação se ajuste.

4.   Paciência no investimento

Todo profissional focado em Retorno Sobre Investimento precisa saber que os investimentos demoram a surtir efeitos, alguns mais, outros menos. Assim, é essencial que tenha paciência para acompanhar os resultados, tendo em mente que, principalmente as ações mais lucrativas, demoram mais tempo para dar retorno.

Em muitos casos, os profissionais acabam alterando investimentos mais demorados por não estarem mostrando resultado; após a alteração, percebem que aquela estratégia faria toda a diferença no retorno da empresa. Assim, é importante dar o tempo que os investimentos precisam.

5.   Ficar de olho no mercado

O profissional dessa área precisa saber que é fundamental manter a atenção sobre tudo o que acontece com a empresa. Pois, só assim é possível saber o que realmente dá certo ou não no que se trata de investimento.

Além disso, é preciso estar atento aos concorrentes, analisando suas estratégias e buscando saber de que forma elas resultam.

Ademais, é fundamental estar de olho nos clientes, a fim de entender o que eles pensam sobre a empresa e o que acreditam ser necessário mudar.

Assim, o profissional entende de verdade, a partir de dados coletados em diversas fontes, o que funciona de fato na empresa, podendo aplicar o investimento certo, na hora certa.

O profissional focado no Resultado Sobre Investimento deve fazer um trabalho contínuo, sempre levando em consideração que as ações tomadas em um determinado mês podem não servir para o seguinte. Por isso, deve ter o hábito de acompanhar os resultados e passá-los com clareza ao restante da equipe. Afinal, uma empresa só funciona perfeitamente quando a equipe é coesa e trabalha pelo bem da instituição.

Além disso é essencial ficar de olho nas novas tecnologias do mercado, um investimento correto pode elevar o seu ROI, mas o investimento errado pode jogar o seu ROI lá embaixo, mais do que você imagina.

É porque isso que a Adoxy pensa primeiro no mercado e em seus clientes antes de lançar qualquer tecnologia. Conheça os nossos produtos.

Nesse artigo, você conferiu o que todo profissional focado em ROI deve saber para desempenhar bem sua função.

 Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog.

LEIA MAIS

conheça as vantagens de contar com um aparelho de ultracavitação

O Que é e Para

O aparelho de ultracavitação é um ultrassom de baixa frequência...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba todas as novidades
da Adoxy no seu e-mail