Vender mais: é possível com o método 7P

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Você tem dificuldades em escalonar seu negócio e sente que está perdendo muitas oportunidades de venda? Thiago Gonzalez, vice-presidente da Adoxy e criador do método 7P, tem uma dica valiosa: “Vender é pura ciência”. Nos últimos cinco anos, as empresas do empreendedor – especializado na área estética – fizeram mais de R$ 50 milhões em vendas de produtos e serviços utilizando esta metodologia que possui foco em entender o que realmente o cliente necessita, para então buscar sua satisfação plena. Hoje, Gonzalez ensina o Método 7P para outros profissionais que desejam aprender como vender mais utilizando a técnica.

“Toda pessoa consegue vender, mas são poucos os que aproveitam ao máximo as oportunidades de fechar negócios”, observa. A metodologia surgiu da experiência de mais de 20 anos em vendas, quando o empreendedor percebeu que ter um método testado e validado aumentava as chances do consumidor concretizar a compra. “São muitos fatores que fazem ou não uma venda acontecer e, por isso, a maioria das pessoas tem dificuldades de vender. O método 7P consiste em passos sequenciais para descobrir as reais necessidades do consumidor, que nem sempre são aquilo que ele pede. Quando você entrega a um cliente o que ele realmente necessita, além de comprar de você, ele tende a te indicar para muitos amigos e parentes, o que acaba se tornando um marketing gratuito e poderoso para que seu negócio cresça e prospere”, explica Thiago, reforçando que a metodologia pode ser aplicada em qualquer área. Sem mais delongas, conheça agora os 7 passos fundamentais para aprender como vender mais e aproveitar todas as chances de negócios na Estética!

1) Prognóstico para vender mais

Esta é a etapa inicial, quando acontece o primeiro contato com o cliente. Este é o momento em que o vendedor precisa identificar qual é o melhor produto ou serviço para resolver os problemas daquele consumidor. Para isso, é preciso ter um planejamento de perguntas elaboradas de forma estratégica, que ajudam a entender a sua real necessidade.

2) Problemas

O segundo passo consiste em explorar de forma mais efetiva a forma com que os problemas estão afetando a vida daquele cliente. O objetivo é munir o vendedor com informações valiosas para que ele possa dar continuidade às demais etapas.

3) Provocação para vender mais

Neste momento, o vendedor precisa fazer com que o cliente tenha a real consciência de como os problemas estão impactando a sua vida ou negócios. Isso é feito através de técnicas validadas de provocação e persuasão.

4) Problema ocultos

Este é o momento de ir além e conscientizar o consumidor sobre os problemas que ele geralmente não enxerga, mas que podem afetar negativamente a sua vida, saúde ou negócios. As estratégicas ensinadas no 7P vão moldando a jornada deste cliente, visando impactar de forma positiva sua decisão final: a de fechar a venda.

5) Parábolas

Alguns recursos contribuem ainda mais para essa decisão do cliente no processo de compra. Utilizar histórias reais de pessoas que tiveram a mesma experiência que aquele consumidor, e compraram seus produtos ou serviços, mostram que você já tem experiência na área, passando maior credibilidade e confiança.

6) Provas sociais para vender mais

Depoimentos de clientes satisfeitos também fazem parte dos recursos que aumentam as chances de compra. Eles podem estar em texto ou vídeo, contando a boa experiência daquele consumidor com seu produto ou serviço. Para conseguir relatos sinceros e espontâneos, são necessárias técnicas que contribuem para a tomada de decisão positiva.

7) Proposta

Chegou o momento de apresentar ao cliente a proposta de venda, que deve incluir o valor do seu produto ou serviço. É neste momento que o consumidor deve ter a certeza de que você tem a melhor solução para os problemas dele. Esta última etapa do Método 7P traz estratégias com técnicas de fechamento de vendas, decisivas para que o negócio seja concretizado de fato.

Método de venda não é tudo igual!

Muitas metodologias de venda focam apenas em persuadir o consumidor no momento da compra. Essas técnicas podem até fazer com que ele compre imediatamente, mas costumam ser maléficas no pós-venda, pois os clientes se sentem enganados ou magoados, e não voltam mais a consumir seus produtos ou serviços, além de fazerem propaganda negativa.

“O que se ensina na maioria dos cursos de vendas, principalmente no Brasil, são técnicas que nem sempre são simples do vendedor colocar em prática e já obter resultados impactantes e imediatos. O resultado do aprendizado do nosso método é que é possível aprender a vender muito mais, e cada cliente conquistado tende a indicar muitos outros clientes, que indicam outros e, assim, o vendedor 7P alcança em um ano, os resultados que um profissional comum possivelmente levaria cinco ou mais para chegar”, estima Gonzalez.

Agora que você já entendeu o Método 7P, quer aprender como vender mais? A metodologia está disponível em um curso online, composto de videoaulas e um valioso script com o passo a passo para o vendedor. A consultoria também possui uma versão customizada para cada empresa, onde a técnica é adaptada exclusivamente para determinado segmento.

Para mais conteúdos como esse, acesse o nosso blog.

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